Dados Espaciais

O Iepha-MG disponibiliza digitalmente as informações espaciais dos bens culturais protegidos no estado de Minas Gerais. Esses dados gráficos representam a localização ou a área de abrangência dos atos administrativos e estão organizados em arquivos de formato shp e kml que podem ser acessados em sistemas de informações geográficas ou plataformas de mapas.

Os dados aqui divulgados são fruto de um esforço do IEPHA-MG para organizar e distribuir as informações sobre o patrimônio cultural no estado de Minas Gerais. No que diz respeito à proteção municipal, o IEPHA-MG comunica que as informações e a gestão dos bens culturais são de responsabilidade das prefeituras. Portanto, dúvidas em relação ao processo administrativo, declaração de tombamento, estado de conservação, proposta de intervenção ou qualquer outro assunto correlato devem ser encaminhadas à respectiva prefeitura municipal.

Os dados municipais são provenientes da Relação de Bens Protegidos, divulgada pela Diretoria de Promoção, que agrega os processos de tombamento e de registro apresentados pela respectivas prefeituras para análise no programa ICMS Patrimônio Cultural. O universo representado pelo IEPHA-MG não contempla a totalidade dos bens protegidos no estado. Os bens tombados foram localizados a partir de  informações constantes dos processos administrativos, ora por coordenadas, ora por endereço. Nos casos em que havia ausência de informação, utilizou-se dados de Estudos Prévios de Impacto Cultural, de geocolaboração pelo Google Earth e de cartas topográficas do IBGE. Esgotadas as possibilidades de localização, optou-se pela localização da cidade ou da sede do distrito, vila ou povoado em que o  bem cultural está inserido. Caso haja equívoco referente à localização, solicitamos que nos seja comunicado por meio do e-mail icms@iepha.mg.gov.br, informando-nos preferencialmente as respectivas coordenadas para validação ou o croqui contendo sua localização.

 
 
Powered by Phoca Download