Criada em 2009, a Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais se inspirou na experiência francesa das Journées du Patrimoine. Partindo da premissa de que as ações de promoção e divulgação do patrimônio cultural são de fundamental importância para tornar mais efetiva a participação social e a gestão compartilhada das políticas de preservação do patrimônio cultural em nosso país, a iniciativa constituiu-se em uma experiência concreta e rica em possibilidades, capaz de reforçar a ideia de que as ações de proteção ao patrimônio cultural não são prerrogativas apenas dos órgãos públicos e que elas devem caminhar sempre na direção de um aprendizado coletivo, da valorização da diversidade cultural e de modo a contribuir para a criação de redes de circulação da produção cultural.

A realização da Jornada em Minas Gerais assumiu contornos próprios, com a participação de municípios e instituições culturais em torno de um mesmo objetivo, ou seja, de estimular e desenvolver atividades que sensibilizem a sociedade, favorecendo a transmissão dos valores culturais e promovendo sua inserção contemporânea em um projeto mais amplo de valorização da diversidade do patrimônio cultural mineiro. O sucesso alcançado pelo programa resultou na conquista do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade/2010, como a melhor ação de divulgação do patrimônio cultural no país. O prêmio, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphan, é um reconhecimento às ações que se destacam na preservação do patrimônio cultural brasileiro. Em suas edições anteriores, foi registrada a participação de mais de 2.000 proponentes que promoveram cerca de 4.400 ações em todo o estado.

Dúvidas pelo e-mail jornada.dopatrimonio@iepha.mg.gov.br 

 

Edição 2021

Na edição de 2021, a Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais apresenta o tema “Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes”, em comemoração ao Dia do Patrimônio Cultural, aos 50 anos do Iepha-MG e aos 25 anos do ICMS Patrimônio Cultural. Nesta edição, a Jornada propõe ações educativas e de difusão do patrimônio cultural que promovam reflexões sobre a trajetória das políticas públicas do patrimônio cultural, novos patrimônios e novas tecnologias e lugares de memória.

Dúvidas pelo e-mail jornada.dopatrimonio@iepha.mg.gov.br

Leia o regulamento AQUI

Acesse o formulário de adesão e increva-se AQUI

Relatório de ações 

Atenção proponentes,

 O Relatório de comprovações das ações realizadas durante a 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais já está disponível.

Para acessá-lo clique no link: https://forms.gle/kMxtthsaeHmWqffx9

Prazo para envio: até 22 de outubro de 2021. Fique atento!

Dúvidas e solicitações deverão ser encaminhadas para: jornada.dopatrimonio@iepha.mg.gov.br

Aproveite e confira as últimas atualizações do Guia da Programação. 

 

Selo da 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais

Disponibilizamos o selo da "8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais" e a assinatura conjugada IEPHA+SECULT+GOV (conjunto de marcas IEPHA + Secretaria de Estado de Cultura e Turismo + Governo de Minas Gerais) para serem utilizados pelos proponentes nas peças de divulgação das ações.

Elas não devem ser modificadas nas cores, nas formas, na ordem dos elementos, etc e não devem ser desmembradas, e a assinatura conjugada IEPHA+SECULT+GOV deve ser (toda ela) dimensionada para que a marca do governo estadual (Gov) fique com pelo menos 1,5cm (15mm) em peças gráficas menores (exemplo: formato A5) e pelo menos 3,0cm (30mm) nas peças gráficas de maiores tamanhos. O selo da "8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais" não deve ser utilizado menor que 4cm de largura.

Manual de aplicação da marca do Governo de Minas Gerais, clique aqui.

8ª Jornada Identidade

8ª Jornada Identidade Negativo

Assinatura Conjugada Horizontal IEPHA+SECULT+Gov Cores

Assinatura Conjugada Horizontal IEPHA+SECULT+Gov Negativo

Cartaz para divulgação A4 colorido

Cartaz para divulgação A4 P&B

Cartaz para divulgação A3 colorido

Cartaz para divulgação A3 P&B 

Edição 2023

O tema da 9ª edição partiu de conversas e sugestões recebidas durante a 2ª Rodada do ICMS Patrimônio Cultural/2023, em Belo Horizonte. A diversidade do tema se traduz nos seus significados múltiplos - literais, geográficos, metafóricos, espirituais e poéticos -, e nos seus inúmeros sinônimos como: direção, destino, travessia, percurso, rumo, trajetória, trilha, vereda, via, entre outros. Esse tema/conceito se apresenta em concordância com a proposta do programa/livro “Via Liberdade” edição publicada com o apoio da SECULT-MG sobre as rotas turístico-culturais de Minas, lançado no Bicentenário da Independência do Brasil e celebrado em 2022. As ações deverão contemplar o patrimônio cultural e a história local, assim como, o potencial turístico desses caminhos, regiões e bens culturais, abrangendo e transversalizando quantos subtemas cada município deseje abordar, tais como:

1. Caminhos de grutas e cavernas – regiões e sítios de valor paleontológico, arqueológico, espeleológico ou com referências artísticas pré-históricas.

2. Caminhos arqueológicos – regiões e sítios que possuem importantes evidências de cultura material e vestígios da presença humana em tempos passados.

3. Caminhos indígenas – regiões em que diversos povos indígenas habitaram ou habitam, que promovem e preservem suas tradições, cosmogonias e histórias de resistência.

4. Caminhos de integração territorial – regiões onde são enfatizados acontecimentos que contribuíram para a expansão territorial do estado e sua conformação cartográfica atual.

Estes são alguns dos 20 subtemas sugeridos no Regulamento da 9ª Jornada disponível no site do Iepha-MG.

Poderão ser realizadas exposições, feiras, festivais, apresentações artísticas, seminários, palestras, cursos e oficinas, encontros, visitas guiadas, passeios e caminhadas culturais e ecológicas, publicações, atividades de mediação cultural e educação patrimonial, dentre outras, que se relacionem com o tema/subtemas e com a valorização do patrimônio cultural de cada região e município. Os municípios que tiverem a sua adesão homologada e comprovarem a realização das ações, posteriormente, terão direito a pontuação no Programa ICMS Patrimônio Cultural.

Os eventos, as atividades e as ações deverão ser realizadas entre os dias 17/08 a 18/09/2023. O Iepha-MG integrará a 9ª Jornada com a realização de uma ação comemorativa, que fará parte das festividades do Dia do Patrimônio, celebrado em 17 de agosto.

As inscrições e o regulamento estarão disponíveis no site do Iepha-MG (www.iepha.mg.gov.br) de 07/07 a 23/07/2023. Acesse edital com regulamento aqui.

Material de apoio para divulgações das ações cadastradas estão disponíveis para download, clique aqui.

Grade de marcas de Apoio Institucional Iepha+Selo Liberdade Mora em Minas+SecultMG+Gov para inserção em materiais de divulgação, clique aqui para download.

Edital com o regulamento, baixe aqui.

Inscrições: Formulário de adesões, clique aqui

Formulário do Relatório de Comprovação da Ação, acesse aqui

Resultado com a lista dos relatórios de comprovação das ações aprovados, acesse aqui.