Serra do Ibitipoca

A Serra do Ibitipoca localiza-se nos municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca. Seu ponto culminante é o Pico da Lombada ou do Ibitipoca, a 1.784 metros de altitude. A Serra está inserida nos domínios geomorfológicos da Serra da Mantiqueira e Planalto da Andrelândia. O tombamento estadual da Serra do Ibitipoca e sua declaração como monumento natural foram instituídos em 1989.

O tombamento estadual da Serra do Ibitipoca e sua declaração como monumento natural foram instituídos pelo art. 84 dos Atos das Disposições Transitórias da Constituição do Estado de Minas Gerais de 1989.
A Serra do Ibitipoca localiza-se nos municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca. Seu ponto culminante é o Pico da Lombada ou do Ibitipoca, a 1.784 metros de altitude. A expressão Ibitipoca é originada dos termos “ibi” pedra e “oca” casa, gruta, montanha quebrada. A Serra está inserida nos domínios geomorfológicos da Serra da Mantiqueira e Planalto da Andrelândia, com predominância geológica de rochas como gnaisses e quartzitos. Apresenta cavernas em rochas com algumas feições cársticas de superfície, como dolinas e pontes naturais. A pequena Vila Conceição do Ibitipoca possui marcas de riquezas conquistadas no período do Ciclo do ouro: A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em estilo barroco erguida em 1768 e a Igreja Nossa Senhora do Rosário construída no século XIX.

Localização

Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca - Minas Gerais

Galeria

Documentos

 
Para mais informações confira o Guia dos Bens Tombados.