Serra do Caraça

A Serra do Caraça, localizada nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, possui as altitudes mais elevadas do Quadrilátero Ferrífero, apresentando cotas altimétrica que variam de 2.072 metros no Pico do Sol, 2.068 metros no Pico do Inficionado e a 1.250 metros no Vale do Ribeirão Caraça. O tombamento estadual da Serra do Caraça e sua declaração como monumento natural foram instituídos em 1989.

O tombamento estadual da Serra do Caraça e sua declaração como monumento natural foram instituídos pelo art. 84 dos Atos das Disposições Transitórias da Constituição do Estado de Minas Gerais de 1989.
A Serra do Caraça, localizada nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, possui as altitudes mais elevadas do Quadrilátero Ferrífero, apresentando cotas altimétrica que variam de 2.072 metros no Pico do Sol, 2.068 metros no Pico do Inficionado e a 1.250 metros no Vale do Ribeirão Caraça. As primeiras referências ao Caraça surgem nas sesmarias do Padre Felipe de Siqueira Távora – 1700 – e do coronel João Raposo Bocarro – 1711. O simbolismo religioso surge na segunda metade do século XVIII com o irmão Lourenço de Nossa Senhora, que entusiasmado pelo aspecto do local, resolve construir um templo. A provisão para a ereção da capela data de 1774, embrião do hospício destinado à hospedagem de religiosos e peregrinos e mais tarde, do colégio. A partir de 1820 o Santuário passou a ser dirigido por padres lazaristas portugueses. Na segunda metade do século XIX -1876/1883- sob a administração do Padre Francês Júlio José Clavelin, a ermida foi substituída pela atual igreja – primeiro exemplar neogótico do país.
Em 1968 um incêndio destruiu o prédio anexo construído no século XIX. Após o incêndio o Santuário encerrou suas atividades educacionais. A Congregação lazarista continuou mantendo os espaços para encontros religiosos e culturais. Atualmente o Santuário se destaca como um importante centro de peregrinação e turismo.
A Serra do Caraça é reconhecida pela Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paloebiológicos (SIGEP) como Sítio Espeleológico, integrante do programa de Sítio Geológico e Paleontológico do Brasil.

Localização

Catas Altas e Santa Bárbara - Minas Gerais

Galeria

Documentos

 
Para mais informações confira o Guia dos Bens Tombados.