Núcleo Histórico do Distrito de Santa Rita Durão

O Núcleo Histórico do Distrito de Santa Rita Durão surgiu com a descoberta do ouro entre o século XVII e XVIII. Composto por Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, Capela de Nossa Senhora do Rosário, Casa com Rótulas e Cruzes e o casario colonial remanescente. O tombamento estadual do núcleo foi aprovado em 1996 com inscrição no Livro do Tombo de Belas Artes, do Tombo Histórico, das obras de Artes Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.

O tombamento estadual do Núcleo Histórico do Distrito de Santa Rita Durão, pertencente ao município de Mariana, foi aprovado pelo Decreto Estadual n.° 27.927, de 16 de janeiro de 1996, sendo então determinada sua inscrição no Livro de Tombo n.° II, do tombo de Belas Artes e no Livro de Tombo n.° III, do tombo Histórico, das obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.
Situada na Bacia do Rio Piracicaba e próxima a Serra do Caraça, o povoado surgiu com a descoberta do ouro na transição do século XVII para o XVIII. O núcleo é composto pela Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, a Capela de Nossa Senhora do Rosário, a Casa com Rótulas e Cruzes e o casario colonial remanescente. A construção da Matriz data de 1729, a Capela de Nossa Senhora do Rosário foi construída por volta da segunda metade do século XVIII.

Localização

Mariana, Distrito de Santa Rita Durão - Minas Gerais

Galeria

Documentos

 
Para mais informações confira o Guia dos Bens Tombados.