Ruínas da Capela de Nossa Senhora do Rosário

Situada na entrada do distrito de Santo Antônio do Pirapetinga, a edificação original implantava-se ao lado do cemitério onde um muro de pedras baixo divide os dois terrenos. Exposta às intempéries a edificação se arruinou. O tombamento estadual da da Capela de Nossa Senhora do Rosário, no distrito de Santo Antônio de Pirapetinga, município de Piranga, foi homologado em 1989 com inscrição no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, no Livro do Tombo Histórico, das obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos e no Livro do Tombo das Artes Aplicadas.

O tombamento estadual da Capela de Nossa Senhora do Rosário, no distrito de Santo Antônio de Pirapetinga, município de Piranga, foi homologado de acordo com o Decreto n.° 29.399 de 21 de abril de 1989, inscrito no Livro de Tombo n.° I, do tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico; no Livro de Tombo n.° II, do tombo de Belas Artes; no Livro de Tombo n.° III, do tombo Histórico, das obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos e no Livro de Tombo n.° IV, do tombo das Artes Aplicadas.
Situada na entrada do distrito de Santo Antônio do Pirapetinga, a edificação original implantava-se ao lado do cemitério onde um muro de pedras baixo divide os dois terrenos. Segundo moradores, em 1988, ventos fortes provocaram o desabamento do telhado. Exposta às intempéries a edificação se arruinou. Seus bem integrados e móveis estão sob a guarda da comunidade e conservados na vizinha Igreja de Santo Antônio. A Irmandade do Rosário reivindica a reconstrução da Capela.

Piranga, Distrito de Santo Antônio do Pirapetinga (Bacalhau) - Minas Gerais

Para mais informações confira o Guia dos Bens Tombados.