Monumento Comemorativo do Centenário da Independência Nacional

O projeto escolhido em concurso para o monumento comemorativo do centenário da independência do Brasil, conhecido popularmente como “Pirulito”, teve autoria do arquiteto Antônio Rego, sendo inaugurado em sete de setembro de 1924. O tombamento estadual do Monumento comemorativo do centenário da independência nacional foi aprovado em 1977 com inscrição no Livro do Tombo Histórico, das obras de Artes Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.

O tombamento estadual do Monumento Comemorativo do Centenário da Independência Nacional foi aprovado pelo Conselho Curador do Iepha/MG em março de 1977. Em dois de junho do mesmo ano, o decreto estadual 18.531 dispôs sobre o seu tombamento e a sua inscrição no Livro de Tombo n.° III — Histórico, das Obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.
O projeto escolhido em concurso para o monumento comemorativo do centenário da independência do Brasil, conhecido popularmente como “Pirulito”, teve autoria do arquiteto Antônio Rego, sendo inaugurado em sete de setembro de 1924. O obelisco de pedra granítica está localizado no cruzamento das avenidas Afonso Pena e Amazonas, como que assinalando o marco inicial da cidade. O monumento de 13,57 metros, composto por 28 peças de cantaria, foi construído em uma pedreira de Capela Nova de Betim. O plinto apresenta em suas faces quatro placas de bronze de autoria do artista Francisco de Paula Rocha. O monumento foi armazenado, em 1962, no Museu Abílio Barreto, sendo reinaugurado no ano seguinte, na Praça Diogo de Vasconcelos, onde permaneceu até 1980, quando foi restituído ao seu local de origem. Nos vértices da base, postes de ferro sobre pedestais, originalmente modelados pelo escultor austríaco João Amadeu Mucchiut, desapareceram, sendo substituídos em 2003.

Localização

Praça Sete de Setembro

Belo Horizonte - Minas Gerais

Galeria

Documentos

 
Para mais informações confira o Guia dos Bens Tombados.