Núcleo Histórico de Córregos

O distrito de Córregos originou-se a partir da atividade de extração mineral no século XVIII. O Núcleo possui traçado urbano típico do período colonial, com o eixo principal configurado entre a Capela do Senhor dos Passos e a Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, até o mata-burro do trecho inferior desse eixo. O tombamento estadual do Núcleo Histórico de Córregos foi efetuado em 2001 com inscrição no Livro do Tombo Histórico, das obras de Artes Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.

O tombamento estadual do Núcleo Histórico de Córregos foi efetuado em 6 de novembro de 2001, definindo a sua inscrição no Livro de Tombo n.° III, do tombo Histórico, das Obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.
Sua designação – Córregos - se refere à presença de vários córregos que banham o lugar. O distrito de Córregos originou-se a partir da atividade de extração mineral no século XVIII. Está implantado em um vale rodeado por encostas montanhosas, conformando por um relevo ondulado e acidentado. O Núcleo possui traçado urbano típico do período colonial, com o eixo principal configurado entre a Capela do Senhor dos Passos e a Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, até o mata-burro do trecho inferior desse eixo. O traçado principal é de calçamento de pedra irregular com passeios gramados. As igrejas encontram-se em posição de destaque com o casario distribuído de forma equilibrada pelas ruas. Prevalece a hierarquia construtiva urbana colonial com as edificações implantadas no alinhamento do lote favorecendo a existência de quintais extensos arborizados.

Localização

Conceição do Mato Dentro, Distrito de Córregos - Minas Gerais

Galeria

Documentos

 
Para mais informações confira o Guia dos Bens Tombados.