Casa de João Pinheiro (Solar do Tinoco)

A Casa de João Pinheiro é uma edificação que remonta ao século XVIII que pertenceu ao Barão de Cocais Feliciano Pinto Coelho da Cunha. Posteriormente, tornou-se residência do político João Pinheiro e sua família. O tombamento estadual da Casa de João Pinheiro ocorreu em 1980 com inscrição no Livro de Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico e Livro de Tombo Histórico, das obras de Artes Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.

O tombamento estadual da Casa de João Pinheiro foi homologado pelo decreto n.° 20.582, de 26 de maio de 1980 e inscrito no Livro de Tombo n.° I — Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico — e no Livro de Tombo n.° III — Histórico, das Obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.
A edificação que remonta ao século XVIII, pertencia ao Barão de Cocais Feliciano Pinto Coelho da Cunha. Mais tarde – durante o século XIX e XX - serviu de moradia ao político João Pinheiro da Silva e toda a sua família. Com terreno de área de mais de 300 mil metros quadrados englobava arquitetura urbana e rural, terras de cultura e mineração, casas de sobrado e faíscas. A edificação mantem suas linhas tradicionais, típicas das casas senhoriais de Minas, tendo sofrido modificações no século XIX que resultou no partido atual.

Localização

Praça Paulo Pinheiro da Silva, 01

Caeté - Minas Gerais

Galeria

Documentos

 
Para mais informações confira o Guia dos Bens Tombados.