Edifício do Museu Casa Guimarães Rosa

O edifício do Museu Casa Guimarães Rosa foi construído na transição dos séculos XIX e XX foi a casa em que o escritor João Guimarães Rosa viveu a infância com a sua família. O tombamento estadual da Casa ocorreu em 2002.

O tombamento estadual do edifício do museu Casa Guimarães Rosa foi aprovado pelo Conselho Curador do IEPHA/MG em 14 de agosto de 2002.
Construída na transição dos séculos XIX e XX, a edificação térrea em adobe é similar a outras edificações mineiras deste período, mesclando residência e estabelecimento comercial. Trata-se da casa em que o escritor João Guimarães Rosa viveu a infância com a família e onde seu pai, Florduardo Pinto Rosa mantinha uma venda. O comércio da família Rosa funcionou até 1923, passando a seguir a vários proprietários. O último proprietário do imóvel – Sr. Ildefonso Rodrigues Costa – a vendeu ao governo do Estado de Minas Gerais, sendo doada ao IEPHA/MG em 1971 para a instalação de um museu em homenagem ao antigo morador. O Museu Casa Guimarães Rosa foi inaugurado em 30 de março de 1974, pelo governo do Estado de Minas Gerais. Seu acervo passou a contar com aproximadamente 200 peças e 1.200 documentos que registram a vida e obra do escritor.

Localização

Av. Padre João, 443

Cordisburgo - Minas Gerais

Galeria

Documentos

 
Para mais informações confira o Guia dos Bens Tombados.