Igreja Matriz de Nossa Senhora de Oliveira

A Igreja Matriz de Nossa Senhora de Oliveira foi construída entre os anos 1780 a 1790 em substituição a primitiva capela que se encontrava em degradação. O tombamento estadual da Igreja Matriz foi aprovado em 2002 com inscrição no Livro do Tombo de Belas Artes, no Livro do Tombo Histórico, das obras de Artes Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos e no Livro do Tombo das Artes Aplicadas.

O tombamento estadual da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Oliveira foi aprovado em reunião do Conselho Curador no dia 14 de agosto de 2002. A Igreja foi inscrita no Livro de Tombo n.° II, do tombo de Belas Artes; Livro de Tombo n.° III, do tombo Histórico, das obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos; e no Livro de Tombo n.° IV, do tombo das Artes Aplicadas.
Situada às margens da antiga Picada de Goiás – ramificação do Caminho Novo aberto nas Minas setecentistas – a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Oliveira foi construída entre os anos 1780 a 1790 em substituição a primitiva capela que se encontrava em degradação. O Templo carrega características de tipologia Rococó, construído em alvenaria de pedras em canjica, rebocado e pintado. A nave é ladeada por duas torres circulares ligeiramente recuadas, capela-mor com dois corredores laterais, sacristia atrás do retábulo-mor e, aos fundos, a Capela do Santíssimo, com acesso realizado pelo corredor lateral esquerdo e consistório com entrada pelo corredor direito. Devido às intervenções sofridas ao longo de várias décadas, a Matriz de Nossa Senhora de Oliveira apresenta característica de várias fases distintas, destacando-se o estilo rococó do início da construção e o neoclássico que marcou o fim das obras no século XIX.

Praça Dr. José Ribeiro da Silva, 60, Centro

Oliveira - Minas Gerais

Para mais informações confira o Guia dos Bens Tombados.