Igreja de Nossa Senhora da Assunção da Lapa

O templo é uma construção de meados do século XVIII, a inscrição “1750”, existente no arco-cruzeiro, parece indicar a conclusão de parte importante das obras do templo. O tombamento estadual do conjunto arquitetônico e paisagístico da Igreja de Nossa Senhora da Lapa e seu respectivo adro foi aprovado em 1977 sendo inscrito no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico e no Livro do Tombo de Belas Artes.

O conjunto arquitetônico e paisagístico da Igreja de Nossa Senhora da Lapa e seu respectivo adro, com tombamento estadual de acordo com o decreto n.° 18.531, de 02 de junho de 1977 foi inscrito no Livro de Tombo n.° I — Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico — e no Livro de Tombo n.° II — de Belas Artes.
O templo é uma construção de meados do século XVIII, com elementos da arquitetura colonial mineira, localizado no centro de Ravena no largo da rua principal, com adro murado que abriga o cemitério. A inscrição “1750”, existente no arco-cruzeiro, parece indicar a conclusão de parte importante das obras do templo. A edificação passou por diversas reformas: 1853, realizada por frei Luís de Ravena; 1948-49 recuperação da torre que fora atingida por um raio; 1953, quando foi restaurado o altar-mor e teve partes da cantaria recobertas com pintura imitando mármore. Outras obras ocorreram entre 1984 e 1987.

Localização

Sabará, distrito de Ravena - Minas Gerais

Galeria

Documentos

 
Para mais informações confira o Guia dos Bens Tombados.