Igreja de Santo Antônio

Registros históricos das primeiras notícias sobre a Igreja de Santo Antônio datam de 1725. A igreja de Santo Antônio é um exemplar típico da arquitetura religiosa setecentista do Vale do Rio Piranga. O tombamento estadual da Igreja de Santo Antônio foi homologado em 1989 com inscrição no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, no Livro do Tombo de Belas Artes e no Livro do Tombo Histórico, das obras de Artes Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.

O tombamento estadual da Igreja de Santo Antônio, do distrito de Santo Antônio de Pirapetinga, município de Piranga, foi homologado pelo Decreto n.° 29.399 de 21 de abril de 1989, com inscrição no Livro de Tombo n.° I, do tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico; no Livro de Tombo n.° II, do tombo de Belas Artes; no Livro de Tombo n.° III, do tombo Histórico, das obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos e no Livro de Tombo n.° IV, do tombo das Artes Aplicadas.
Situada no arruamento principal, no centro do distrito, implanta-se em adro cercado por muro baixo de pedras e, na frente possui escadaria com arranque de pedras sabão trabalhadas em volutas, único exemplar existente na região. Registros históricos das primeiras notícias sobre a Igreja de Santo Antônio datam de 1725. A igreja de Santo Antônio é um exemplar típico da arquitetura religiosa setecentista do Vale do Rio Piranga.

Localização

Piranga, Distrito de Santo Antônio do Pirapetinga (Bacalhau) - Minas Gerais

Galeria

Documentos

 
Para mais informações confira o Guia dos Bens Tombados.