Capela de Nossa Senhora da Ajuda

A Capela de Nossa Senhora da Ajuda foi construída em meados do século XVIII, um remanescente da arquitetura religiosa do período colonial. O tombamento estadual da Capela de Nossa Senhora da Ajuda foi aprovado em 1978 e inscrito no Livro de Tombo de Belas Artes.

O tombamento estadual da Capela de Nossa Senhora da Ajuda foi aprovado pelo decreto n.° 19.113, de 28 de março de 1978, sendo então determinada sua inscrição no Livro de Tombo n.° II — de Belas Artes.
Importante exemplar remanescente da arquitetura religiosa do período colonial, a capela foi construída em meados do século XVIII. Seu entorno guarda as características arquitetônicas dos arraiais de mineração do interior de Minas Gerais como casario simples e integrado harmoniosamente no conjunto. A capela apresenta sineira localizada na lateral direita, área externa do adro com estrutura simples de esteios de concreto e cobertura em telhados coloniais. O altar-mor foi construído no estilo Dom João V enquanto que os retábulos colaterais representam a 3ª fase do Barroco em Minas ou do Rococó.

Localização

, Congonhas, distrito de Alto do Maranhão

- Minas Gerais

Galeria

Documentos

 
Para mais informações confira o Guia dos Bens Tombados.