Igreja do Espírito Santo do Cerrado

A construção da Igreja do Espírito Santo do Cerrado foi de iniciativa dos freis franciscanos Egydio Parsi e Fulvio Sabia. Projeto de autoria da arquiteta italiana naturalizada brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992), foi elaborado em 1975, executado com recursos provenientes de doação, em regime de mutirão no período de 1975 a 1981. O tombamento estadual da Igreja do Espírito Santo do Cerrado foi homologado em 1997 sendo inscrito no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, no Livro do Tombo de Belas Artes e no Livro do Tombo Histórico, das obras de Artes Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.

O tombamento estadual da Igreja do Espírito Santo do Cerrado foi homologado pela Secretaria Estadual de Cultura em 06 de maio de 1997, sendo então determinada sua inscrição no Livro de Tombo n.° I, do tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico; Livro de Tombo n.° II, do tombo de Belas Artes e no Livro de Tombo n.° III, do tombo Histórico, das obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.
A construção da Igreja do Espírito Santo do Cerrado foi de iniciativa dos freis franciscanos Egydio Parsi e Fulvio Sabia. Projeto de autoria da arquiteta italiana naturalizada brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992), foi elaborado em 1975, executado com recursos provenientes de doação, em regime de mutirão no período de 1975 a 1981. A concepção da obra levou em conta a disponibilidade dos materiais adquiridos e a execução pela comunidade. As características construtivas integraram elementos do estilo paleo cristão com traços da cultura brasileira. Trata-se de um conjunto de três volumes circulares em terreno em declive e distribuído em platôs. A igreja, o maior dos volumes, possui um programa reduzidíssimo, composto apenas pela nave, altar, pia batismal, sacristia e torre. Dos três volumes, somente a Igreja mantém o uso original de culto religioso. Os padres seculares que ocuparam a igreja após a saída dos franciscanos, modificaram a função do claustro que foi transformado em Casa Paroquial. O Centro Comunitário encontra-se vedado com paliçada.

Localização

Avenida dos Mognos, 355, Jaraguá

Uberlândia - Minas Gerais

Galeria

Documentos

 
Para mais informações confira o Guia dos Bens Tombados.