Antigo edifício do Fórum de Oliveira

O prédio foi concluído nos anos finais do século XIX pelo arquiteto português José Fernandes do Couto, com linguagem arquitetônica neoclássica, tanto em sua composição geral, como na decoração de seus detalhes, filiando-se ao estilo eclético. O tombamento estadual do prédio e terreno do Fórum de Oliveira foi aprovado em 1978 sendo inscrito no Livro do Tombo Histórico, das obras de Artes Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.

O tombamento estadual do prédio e terreno onde funcionou o Fórum da cidade de Oliveira foi aprovado de acordo com o decreto n.° 19.112, de 28 de março de 1978, e inscrito no Livro de Tombo n.° III — Histórico, das Obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.
O prédio foi concluído nos anos finais do século XIX pelo arquiteto português José Fernandes do Couto, com linguagem arquitetônica neoclássica, tanto em sua composição geral, como na decoração de seus detalhes, filiando-se ao estilo eclético. A decoração foi executada pelo escultor italiano Ravagnielli. Por seu porte demonstra o que tinha de mais moderno para sua época, fruto de um município em pleno desenvolvimento econômico e social, longe, portanto da pobreza e decadência do fim do ouro. O antigo Fórum e atualmente Casa de Cultura e Museu Carlos Chagas localiza-se no antigo Largo da Matriz.

Localização

Praça XV de Novembro, 103

Oliveira - Minas Gerais

Galeria

Documentos

 
Para mais informações confira o Guia dos Bens Tombados.