Fazenda Mundo Novo

A Fazenda está situada na rota do conhecido “Caminho Novo”. A casa-sede da Fazenda Mundo Novo foi edificada em 1865, inserindo-se no contexto da segunda fase da construção rural mineira. O tombamento estadual da sede da Fazenda Mundo Novo foi homologado em 1989 com inscrição no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico e no Livro do Tombo Histórico, das obras de Artes Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.

O Decreto Estadual n.° 29.399 de 21 de abril de 1989 homologou o tombamento da sede da Fazenda Mundo Novo situada no município de Simão Pereira e respectiva área de terreno com inscrição no Livro de Tombo n.° I, do tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico e no Livro de Tombo n.° III, do tombo Histórico, das obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.
A Fazenda está situada na rota do conhecido “Caminho Novo”. A casa-sede da Fazenda Mundo Novo foi edificada em 1865, inserindo-se no contexto da segunda fase da construção rural mineira. Ao longo do século XIX e início do XX, essa típica fazenda de produção de café foi propriedade de inúmeras famílias, como os Cerqueira Leite, Azevedo Campos, Maia e Brandão e finalmente - em 1929 - foi comprada pela família Mariani. O conjunto rural localiza-se em um fundo de vale de grande beleza paisagística, entre vertentes de duas colinas da Serra da Mantiqueira.

Localização

Simão Pereira - Minas Gerais

Galeria

Documentos

 
Para mais informações confira o Guia dos Bens Tombados.