Edifício do Arquivo Público Mineiro (APM)

O edifício do Arquivo Público Mineiro foi projeto pela Comissão Construtora da Nova Capital, construído em 1897 para ser a residência do Secretário de Finanças. O tombamento estadual da edificação e dos bens que constituem o acervo do Arquivo Público Mineiro (APM) e o terreno em que ocupa foi aprovado em 1975, sendo inscrito no Livro de Tombo de Belas Artes e Livro de Tombo Histórico, das obras de Artes Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.

O tombamento estadual da edificação e dos bens que constituem o acervo do Arquivo Público Mineiro, assim como do terreno por ele ocupado foi aprovado pelo decreto estadual n.° 16.983, de 7 de fevereiro de 1975, sendo então determinada sua inscrição nos Livros de Tombo n.° II e III, respectivamente, do tombo de Belas Artes e do tombo Histórico, das Obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos. Construído em 1897 segundo projeto da Comissão Construtora da Nova Capital, para ser a residência do Secretário de Finanças, a edificação de dois pavimentos com varanda lateral tem características da arquitetura eclética, com elementos clássicos nas fachadas.
As adaptações por que passou para abrigar o amplo acervo documental do Arquivo Público Mineiro incluíram a construção de um anexo em 1970. O edifício passou por campanhas de restauração entre 1995 e 1998 e de 2006 a 2008.

Localização

Avenida João Pinheiro, 372, Funcionários

Belo Horizonte - Minas Gerais

Galeria

Documentos

 
Para mais informações confira o Guia dos Bens Tombados.