Localizado em local estratégico para a circulação e conquista territorial da região da Serra da Mantiqueira, chamado Garganta do Embaú, o túnel e as edificações da via férrea possibilitaram a chegada da atividade ferroviária ao município de Passa Quatro e conferiram o pioneirismo que alcançou e uniu as terras do sul de Minas Gerais e de São Paulo. Nesse contexto, teve papel de grande relevância como ponto de convergência e passagem estratégica nos conflitos entre paulistas e mineiros em 1930 e 1932. Perfurado entre os anos 1881 e 1884, a abóbada elipsoidal original do túnel atualmente se apresenta na forma de pés-direitos planos com abóbada em arco pleno. Integram-no a via férrea singela, o sistema de drenagem interno e externo e uma série de nichos. Originalmente, a cavidade em forma de abóbada tinha acabamento em pedras e largura menor do que os dois contrafortes, tendo sido aumentada e seu formato modificado para o de berço. O edifício da Estação pertence a uma categoria que, embora singela, era típica do período e da região, tendo originalmente elementos característicos da arquitetura industrial inglesa. Os equipamentos existentes no pátio ferroviário representam os avanços técnicos de fins do século XIX, incluindo o sistema de drenagem d’água, o túnel e o raro girador.
Distrito de Pinheirinhos, Km 24,982, Linha Cruzeiro-Juréia
Passa Quatro - Minas Gerais