Hospital Cassiano Campolina

O tombamento estadual do Hospital Cassiano Campolina foi aprovado pela Deliberação CONEP 17/2018, de 18 de setembro de 2018, e inscrito nos Livros do Tombo II – de Belas Artes –, III – Histórico, das obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos – e IV – Artes Aplicadas.

Fundado em 1904 e com prédio inaugurado em 1910, o Hospital Cassiano Campolina é uma referência do processo de modernização das instituições hospitalares no início do século XX – medicalização –, tanto pelo atendimento quanto pela arquitetura hospitalar pavilhonar, segundo a qual os espaços são organizados em torno de uma circulação e há presença de pátios internos. O hospital é, ainda, exemplar da arquitetura eclética, com projeto do arquiteto Edgar Nascentes Coelho. Construído sobre baldrame de pedra e com alvenaria de tijolos, possui proporção, simetria e centralidade. A fachada, do tipo centrado com bastiões laterais, o que quebra a horizontalidade do bloco, é monumental, embora possua tratamento simplificado em relação a outros exemplares do período, com ornamentação concentrada na platibanda. Materiais como tijolos cozidos, folhas de flandres, ladrilhos hidráulicos, colunas, escadas, abobadilhas e gradis de ferro, telhas francesas foram muito utilizados. Internamente, em especial na capela, as pinturas murais de Francisco Tamietti se destacam. O artista italiano utilizou diferentes técnicas, como moldes e marmorizados em motivos fitomorfos, guirlandas, ramalhetes, bandôs, molduras ornamentadas e pinturas em perspectiva de elementos arquitetônicos. O acervo de bens móveis e integrados foi arrolado e é composto por objetos hospitalares, pinturas murais e outras peças que compõem a história do Hospital.

Praça Cassiano Campolina, 821, Centro

Praça Cassiano Campolina - Minas Gerais

Para mais informações confira o Guia dos Bens Tombados.