Conjunto Arquitetônico das Antigas Estações da Central do Brasil e da Estrada de Ferro Leopoldina e o Acervo do Núcleo Histórico Ferroviário (Museu do Núcleo Histórico Ferroviário)

O conjunto arquitetônico do Museu Ferroviário e a Estrada de Ferro Leopoldina e o Acervo do Núcleo Histórico Ferroviário foram instalados próximos ao núcleo original da cidade e em 1992-1998 aderiu ao Programa Nacional de Desestatização. Em 1999 a Rede Ferroviária assinou convênio com a Prefeitura Municipal de Juiz de Fora e a FUNALFA em que foi criado o centro ferroviário de cultura com gestão da FUNALFA. O tombamento estadual do Conjunto, da Estrada de Ferro e do Acervo foram efetuados em 2005, inscritos no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, Livro do Tombo de Belas Artes, Livro do Tombo Histórico, das obras de Artes Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos e Livro do Tombo das Artes Aplicadas.

O tombamento estadual do Conjunto Arquitetônico das Antigas Estações da Central do Brasil e da Estrada de Ferro Leopoldina e o Acervo do Núcleo Histórico Ferroviário (Museu do Núcleo Histórico Ferroviário) foi efetuado pelo Conselho Curador do IEPHA/MG no dia 28 de março de 2005, com inscrição no Livro de Tombo n.° I, do tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico; Livro de Tombo n.° II, do tombo de Belas Artes; Livro de Tombo n.° III, do tombo Histórico, das obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos; Livro de Tombo n.° IV, do tombo das Artes Aplicadas.
A Estação Central da Estrada de Ferro Leopoldina foi instalada em terreno adquirido pela Câmara devido ao apoio popular que queria que a edificação ficasse mais próxima ao núcleo original da cidade. Entre os anos 1992/1998, a Rede Ferroviária foi incluída no Programa Nacional de Desestatização. Em 1999, a Rede Ferroviária Federal e a Prefeitura Municipal de Juiz de Fora / Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage – FUNALFA- assinaram um convênio que previa - entre outros projetos – a conversão do antigo Núcleo Histórico Ferroviário em um centro ferroviário de cultura com gestão da FUNALFA.
O conjunto arquitetônico do Museu Ferroviário localiza-se entre a Avenida Brasil e os trilhos da antiga Estação Central e compreende o prédio da antiga Estação da Estrada de Ferro Leopoldina e o galpão que abrigava os armazéns. O edifício da antiga Estação de Ferro Leopoldina possui características arquitetônicas ecléticas. Aos edifícios das estações, somam-se a plataforma de transbordo – construída em estrutura metálica (onze pilares) com telhado em madeira e telhas francesas – e a passarela em concreto da passagem de nível – datada de 1928, guarnecida por balaustrada de cimento e acessível através de três lances de escada. O acervo do museu constitui-se de peças do antigo Núcleo Histórico aos objetos pertencentes à Rede Ferroviária Federal.

Localização

- Minas Gerais

Galeria

Documentos

 
Para mais informações confira o Guia dos Bens Tombados.