Conjunto Arquitetônico e Paisagístico de Biribiri

Biribiri é um povoado situado há 13 km de Diamantina, que surgiu em função da fábrica têxtil que ali se instalara em 1876 em decorrência da queda da exploração do ouro e início das atividades agrícola e industrial. O tombamento estadual do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico de Biribiri foi aprovado em 1998, inscrito no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico; Livro do Tombo de Belas Artes e no Livro do Tombo Histórico, das obras de Artes Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.

O Conjunto Arquitetônico e Paisagístico de Biribiri, situado no município de Diamantina, teve seu tombamento aprovado por decisão unânime do Conselho Curador do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG, homologado em 11 de novembro de 1998 e inscrito no Livro de Tombo n.° I, do tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico; Livro de Tombo n.° II, do tombo de Belas Artes e no Livro de Tombo n.° III, do tombo Histórico, das obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.
Região conhecida pela descoberta do ouro e pedras preciosas, a exploração passou a ser monopolizada e controlada pela coroa. Em fins do século XVIII, com a decadência do ouro tem início as atividades agrícola e industrial. Biribiri é um povoado situado há 13 km de Diamantina, que surgiu em função da fábrica têxtil que ali se instalara em 1876. A fábrica à época da sua inauguração, contava com 63 operários, sendo 36 moças, 18 meninos e 9 homens que trabalhavam 45 teares. O conjunto é formado por edificações em taipa, cobertas por telhados em capa e bica, sendo algumas em adobe e alvenaria de tijolo com cobertura em telhas francesas.

Localização

Diamantina - Minas Gerais

Galeria

Documentos

 
Para mais informações confira o Guia dos Bens Tombados.