Fazenda Carreiras

A Fazenda das Carreiras é uma típica construção rural do século XVIII situada no Caminho Novo, estrada que ligava a Capital Rio de Janeiro e a região aurífera. O tombamento estadual da Fazenda das Carreiras foi aprovado em 1999 com inscrição do Livro do Tombo de Belas Artes, no Livro do Tombo Histórico, das obras de Artes Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibligráficos.

O tombamento estadual da Fazenda Carreiras, no município de Ouro Branco, foi aprovado pelo Conselho Curador do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG - em 7 de setembro de 1999 e homologado em 15 de setembro de 2000, sendo então determinada sua inscrição no Livro de Tombo n.° II, do tombo de Belas Artes e no Livro de Tombo n.° III, do tombo Histórico, das obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.
A Fazenda Carreiras situa-se no Caminho Novo, estrada que ligava a Capital Rio de Janeiro e a região aurífera. Típica construção rural do século XVIII, a casa-sede da Fazenda, originalmente de partido retangular envolvido por varanda, possui sistema construtivo sobre embasamento de pedra, estrutura autônoma de madeira e pedra e vedação de pedra, adobe e pau-a-pique. O porão abrigou a senzala, o que era comum durante o período colonial.

Localização

MG 129, Km 174, Estrada Real

Ouro Branco - Minas Gerais

Galeria

Documentos

 
Para mais informações confira o Guia dos Bens Tombados.