Edifício da Escola Estadual Olegário Maciel

O edifício do grupo Escolar Olegário Maciel foi inaugurado em 1924, abrigando três grupos escolares até 1930. O tombamento estadual do prédio da Escola Estadual foi aprovado em 1988 sendo inscrito no Livro do Tombo de Belas Artes e Livro do Tombo Histórico, das obras de Artes Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.

O tombamento estadual do prédio da Escola Estadual Olegário Maciel, antigo Grupo Escolar Olegário Maciel, foi determinado pelo decreto estadual n.° 27.927, de 15 de março de 1988 e a sua inscrição no Livro de Tombo n.° II — de Belas Artes — e no Livro de Tombo n.° III — Histórico, das Obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.
O Grupo Escolar Olegário Maciel foi criado pelo decreto n.º 6.658, de 20 de agosto de 1924, durante o governo Fernando de Mello Viana (1924-26), tendo sido inaugurado em 15 de maio de 1925. O edifício possui características arquitetônicas do ecletismo, muito comum aos prédios das primeiras décadas da nova capital, instalado num ambiente que fora projetado para abrigar discentes e docentes, dentro do contexto da reforma educacional de 1924, em que as construções educacionais deveriam apresentar condições higiênicas e pedagógicas convenientes. A edificação abrigou até o ano de 1930, três grupos escolares, cada qual em um turno: O Grupo Escolar Olegário Maciel pela manhã; o Grupo Escolar Cesário Alvim à tarde; e o Grupo Escolar Assis das Chagas à noite.

Localização

Avenida Olegário Maciel, 422, Centro

Belo Horizonte - Minas Gerais

Galeria

Documentos

 
Para mais informações confira o Guia dos Bens Tombados.