Conjunto Arquitetônico, Paisagístico e o Espaço Cultural da Usina de Marmelos Zero (Museu da Usina de Marmelos)

O Conjunto Arquitetônico, Paisagístico e o Espaço Cultural da Usina de Marmelos Zero é composto pela usina, a barragem, o posto do barrageiro, a subestação elevadora, as passarelas, os condutores de água, o trecho do rio com a queda d’água, as três usinas Marmelos I, I-A e II. A edificação da Usina Marmelos Zero foi inaugurada em 1889. O tombamento estadual do conjunto arquitetônico, Paisagístico e o Espaço Cultural da Usina de Marmelos foi efetuado em 2005 inscrito no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico; Livro do Tombo Histórico, das obras de Artes Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos e Livro do Tombo das Artes Aplicadas.

O tombamento estadual do Conjunto Arquitetônico Paisagístico e o Espaço Cultural da Usina de Marmelos foi efetuado pelo Conselho Curador do IEPHA/MG no dia 28 de março de 2005, que definiu a inscrição no Livro de Tombo n.° I, do tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico; Livro de Tombo n.° III, do tombo Histórico, das obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos; Livro de Tombo n.° IV, do tombo das Artes Aplicadas.
O conjunto é composto pela antiga Usina de Marmelos Zero; a barragem; o posto do barrageiro; a subestação elevadora; as passarelas; os condutores de água; o trecho do rio com a queda d’água; as três Usinas Marmelos I, I-A e II, sendo as duas últimas em funcionamento; a área ocupada pelo Grêmio Recreativo dos funcionários da CEMIG; e a Vila Operária. Com construção iniciada em 1880, pelo industrial Bernardo Mascarenhas, A edificação da antiga Usina de Marmelos Zero foi inaugurada em 1889.

Localização

Estrada União Indústria, Km 182

Juiz de Fora - Minas Gerais

Galeria

Documentos

 
Para mais informações confira o Guia dos Bens Tombados.