Sobrado do Inconfidente Domingos de Abreu Vieira

O sobrado possui dois pavimentos localizado junto à margem direita do rio Araçuaí foi morada do português Domingos de Abreu Vieira, capitão da companhia do distrito do arraial de Água Suja. Construído entre as décadas de sessenta e setenta do século XVIII o imponente sobrado possui dois pavimentos, sendo o primeiro destinado ao uso comercial, depósito e/ou senzala. O tombamento estadual do Sobrado do Inconfidente Domingos de Abreu Vieira foi efetuado em 2001 com inscrição no Livro do Tombo das Belas Artes, no Livro do Tombo Histórico das obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos e no Livro do Tombo das Artes Aplicadas.

O tombamento estadual do Sobrado do Inconfidente Domingos de Abreu Vieira foi efetuado por meio de reunião do Conselho Curador no dia 6 de novembro de 2001 que definiu sua inscrição no Livro de Tombo n.° II, do tombo de Belas Artes; Livro de Tombo n.° III, do tombo Histórico das obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos; Livro de Tombo n.° IV, do tombo das Artes Aplicadas.
O sobrado de dois pavimentos localizado junto à margem direita do rio Araçuaí foi morada do português Domingos de Abreu Vieira, capitão da companhia do distrito do arraial de Água Suja. Construído entre as décadas de sessenta e setenta do século XVIII o imponente sobrado possui dois pavimentos, sendo o primeiro destinado ao uso comercial, depósito e/ou senzala. O segundo pavimento era dedicado à residência da família. O sistema construtivo é em estrutura autônoma de madeira, paredes de adobe e cobertura com telhas de barro curvas. O interior possui forros de madeira com pinturas alusivas ao ofício militar. Domingos de Abreu Vieira foi colaborador dos Inconfidentes, sendo julgado e condenado pela Coroa.

Localização

Rua do Porto, 204

Berilo - Minas Gerais

Galeria

Documentos

 
Para mais informações confira o Guia dos Bens Tombados.