Serra do Ouro Branco

A serra do Ouro Branco com 1.568 metros de altitude faz parte da Cordilheira do Espinhaço, tendo seu marco inicial ao sul da Cordilheira, divisor das bacias hidrográficas do São Francisco e do Rio Doce. O tombamento estadual da Serra do Ouro Branco, no município de Ouro Branco foi aprovado em 1977 com inscrição no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico.

O tombamento estadual da Serra do Ouro Branco, no município de Ouro Branco foi aprovado pelo Conselho Curador do IEPHA/MG em reuniões dos dias 14 de setembro de 1977 e 1º de março de 1978. Em 7 de novembro de 1978, o decreto n.° 19.530 dispôs sobre o tombamento e a inscrição da Serra de Ouro Branco no Livro de Tombo n.° I — Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico.
A serra com 1.568 metros de altitude faz parte da Cordilheira do Espinhaço, tendo seu marco inicial ao sul da Cordilheira, divisor das bacias hidrográficas do São Francisco e do Rio Doce. A descoberta de ouro de cor amarelada por bandeirantes nos fins do século XVII fez com que surgisse o arraial de Santo Antônio do Ouro Branco. Referência dos viajantes que atravessavam a Estrada Real, aparecia nos mapas da Capitania Minas Gerais dos séculos XVIII e XIX, como Serra do Deus-Te-Livre. O seu tombamento deu-se em decorrência do rápido crescimento urbano, populacional e a instalação industrial nas suas proximidades.

Localização

Ouro Branco - Minas Gerais

Galeria

Documentos

 
Para mais informações confira o Guia dos Bens Tombados.