Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte

A Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte é uma celebração tradicional desde o século XVIII da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, foi registrada como patrimônio cultural de natureza imaterial de Minas Gerais em 2013 e é representativa do sincretismo religioso como elo das comunidades negras de Minas.

A Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte foi registrada como patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais em julho de 2013. A celebração ocorre no segundo domingo do mês de outubro e transforma o pacato município do médio Jequitinhonha pela materialização da fé, em um momento de devoção e de alegria. A Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos reúne milhares de pessoas vindas dos mais distantes rincões para saudar a Virgem do Rosário. São atraídos para o local devotos, mascates, moradores da cidade e da região, turistas e tantos.
A celebração ocorre desde o século XVIII, como forma de devoção dos membros da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, Libertos e Cativos, da Freguesia da Santa Cruz da Chapada, antigo nome da Irmandade do Rosário de Chapada. A festa, como tantas outras que ocorrem pelo interior de Minas Gerais e do Brasil, tem ascendentes na cultura afro-brasileira e na história de resistência dessas populações. Os valores próprios do sincretismo religioso, da oralidade, da culinária e da musicalidade são elos próprios das populações negras que são fundamentais na história e na formação de Minas Gerais.

Localização

Chapada do Norte - Minas Gerais

Galeria

Documentos

 
Para mais informações acesse Cadernos do Patrimônio.