2024

SELO IEPHA NA ESTRADA MARCA INÍCIO DAS AÇÕES INTEGRADAS

Programa promove ação integrada com as principais frentes de atuação do Instituto em visitas técnicas aos municípios

O Instituto lançou o selo IEPHA na Estrada que simboliza os pontos localizadores da presença do órgão no município. Em todas as viagens registradas terão a marca do selo identificando as viagens feitas pelo IEPHA. Em outubro já estão previstas as viagens para os distritos de Córregos e Santo Antônio do Norte, município de Conceição do Mato Dentro, Chapada do Norte, Diamantina.

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, IEPHA-MG, em comemoração aos seus 53 anos de fundação (30/9), celebrou a data com o recebimento de quatro novos veículos oficiais adquiridos por meio do projeto “Modernização da Frota do IEPHA-MG”, contemplado via Plataforma Semente, do Caoma, Ministério Público de Minas Gerais, MPMG.

Os novos veículos da frota do Instituto farão parte do Programa “IEPHA na Estrada” que foi lançado no início de outubro. O Presidente do IEPHA-MG, João Paulo Martins, em referência aos veículos adquiridos, ressaltou a importância do trabalho do IEPHA em campo nos municípios por meio de viagens técnicas e anunciou o “Programa IEPHA na Estrada”, que integra as ações das três frentes de atuação do Instituto nas viagens aos municípios: visitas de monitoramento, com orientações, capacitações e ações de educação para o patrimônio, além de promover reconhecimento de bens  em processos de identificação pelos cadastros por meio do inventário participativo. Ao todo, de janeiro a setembro deste ano, o IEPHA-MG percorreu 67.000 km em 113 viagens, contando com um quadro de seis motoristas.

O programa “IEPHA-MG na Estrada” pretende aproximar o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais dos municípios que possuem bens culturais protegidos na esfera estadual, promovendo o intercâmbio com órgãos municipais de preservação do patrimônio cultural, mapear as ações de educação e difusão já existentes que estão associadas aos bens protegidos no munícipio, além de propor capacitações, oficinas e palestras sobre o tema.

O Instituto sempre se prontificou a estar cada vez mais presente nos municípios do estado, articulando junto às prefeituras, e outras instituições, a valorização e a promoção dos bens culturais de Minas Gerais. A proposta do Programa é possibilitar que o IEPHA atue de forma integral nos municípios visitados

As vistorias de monitoramento em bens tombados realizadas pela Diretoria de Conservação e Restauração serão acompanhadas das equipes das Diretorias de Proteção e Memória e da Diretoria de Promoção, visando elaborar um diagnóstico para o desenvolvimento e a implementação de tais propostas.

O cronograma das agendas de viagens a partir de outubro deste ano já estão sendo estruturadas e unificadas entre as três diretorias com um plano de ação específico para cada município visitado.

Conheça o novo selo do IEPHA na Estrada.

IEPHA na Estrada V.2 CORES

IMG 5234

Saiba mais sobre a entrega dos novos veículos para o IEPHA-MG por meio da plataforma Semente, do MPMG, clique aqui.

Viagens 2024

202ª edição da Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte.

Vistorias das obras de restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida dos Córregos e do centro histórico de Conceição do Mato Dentro, no distrito de Córregos. Avaliação dos serviços estruturais executados na Igreja do Senhor Bom Jesus da Lapa, de Conceição do Mato Dentro.

  

Oficinas de Educação para o Patrimônio Cultural em Itinga e Araçuaí

Visita Técnica em São Gonçalo do Rio Abaixo. 

Caminhos da Afromineiridades em Mateus Leme. Apresentação das diretrizes de elaboração de planos museológicos para Terreiros e Casas de Matriz Afrorreligiosas. Local: Terreiro de Candomblé Bakise Bantu Kasanje

Caminhos da Afromineiridades no Triângulo Mineiro. Apresentação das diretrizes de elaboração de planos museológicos para Terreiros e Casas de Matriz Afrorreligiosas, nos municípios de Uberlândia, Campina Verde, Tupaciguara. Encontro para devolutiva dos relatórios de inventário cultural participativo com a Comunidade Quilombola dos Amaros e do Fórum de Escuta com povos de Terreiros e Casas de Matriz Afro Religiosa em Paracatu. 27/11 a 02/12/2024

Visita Técnica em Grão Mogol.