Presidente, Marília Palhares, esteve presente na solenidade e discursou sobre os valores materiais e imateriais representativos desse momento

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) acompanhou, no dia 19 de abril, a solenidade de entrega da escultura de São Francisco da Penitência, na Igreja Matriz de São Caetano, município de Cipotânea. O Instituto juntamente com o Ministério Público, representado pelo procurador-geral de Justiça Jarbas Soares Júnior, e da equipe da Coordenadoria de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais (CPPC) e seu coordenador, o promotor de justiça Marcelo Azevedo Mafra e dos professores Alessandra Rosado e Luiz Antônio Cruz Souza, da diretoria do Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais (Cecor), da Escola de Belas Artes da UFMG e de representantes da Arquidiocese de Mariana.

Em discurso proferido durante a solenidade, a Presidente, Marília Palhares, fez uma importante reflexão sobre o recebimento da imagem pela comunidade. Marília salientou que o Iepha-MG como parte desse processo de restauração da imaginária devocional, cujo “o símbolo de São Francisco de Assis da Penitência representa a confluência da materialidade e da imaterialidade. O restauro significa o valor material enquanto a comunidade que recebe proporciona o valor imaterial ao bem.”

O processo de restauração da obra foi feito pelo Cecor com acompanhamento da equipe da Gerência de Elementos Artísticos por meio da servidora Ana Elisa Soares, da Diretoria de Conservação e Restauração do Iepha-MG e pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Assista o vídeo do discurso da Presidente do Iepha-MG, Marília Palhares, na solenidade de entrega da imagem restaurada, clique aqui.