Já está disponível no site do IEPHA-MG o Caderno do Patrimônio "Cemitério do Bonfim: Patrimônio, Arte e Fé"

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG) lançou o mais recente volume da coleção Cadernos do Patrimônio, dedicado ao Cemitério do Bonfim, um dos mais antigos equipamentos funerários de Belo Horizonte. Intitulado “Cemitério do Bonfim: Patrimônio, Arte e Fé”, o caderno foi divulgado no edifício do Necrotério que fica dentro do Cemitério que teve uma visita guiada aos principais pontos atrativos do cemitério narrados pela pesquisadora Marcelina das Graças Almeida, professora da UEMG e mediadora das visitas no local.

Uma publicação que protege e valoriza

O exemplar faz parte das iniciativas do IEPHA-MG voltadas à documentação e à proteção do rico acervo cultural mineiro. Nesta edição, pesquisadores, historiadores e especialistas em patrimônio exploram tanto os aspectos materiais, como esculturas, lápides e a arquitetura do Necrotério (capela tombada), quanto as manifestações imateriais, incluindo práticas de fé, rituais e memórias comunitárias.

Inventário Cultural Participativo

Em 2024, o IEPHA-MG promoveu um Inventário Cultural Participativo do Cemitério do Bonfim, envolvendo a comunidade local em oficinas, entrevistas e caminhadas orientadas pelo historiador Éder Oliveira. A iniciativa realizada em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte e a Fundação Municipal de Cultura teve como objetivos:

Registrar saberes e memórias das famílias enlutadas e frequentadoras do Bonfim; mapear e documentar elementos artísticos vulneráveis a furtos e depredações; sensibilizar moradores e visitantes sobre a importância da preservação do patrimônio.

Destaques do volume

História e contexto: trajetória do Cemitério do Bonfim desde sua fundação até os dias atuais.

Inventários de 2010 e 2024: comparativo entre o levantamento inicial e a ação participativa recente.

Arte e simbolismo: análise das esculturas e iconografias funerárias do início do século XX.

Dimensão imaterial: estudo de tradições, celebrações e memórias vivas das famílias.

Fotografias inéditas: registro visual assinado por Zé Rocha, destacando detalhes arquitetônicos e simbólicos.

Disponibilidade

O Caderno do Patrimônio – Cemitério do Bonfim: Patrimônio, Arte e Fé já está disponível em formato digital. Para acessar gratuitamente, basta escanear o QR Code abaixo ou visitar o site oficial do IEPHA-MG.

QR Code para download.

 

Capa fechada QRCODECadernoBONFIM