A 3ª edição das Jornadas Técnicas de 2025, será no dia 30/04 (quarta-feira), às 10h, no canal do IEPHA-MG no Youtube. O tema Mulheres e a Arte em Barro do Vale do Jequitinhonha terá a participação de Lira Marques, artesã e Ducarmo Barbosa, de Turmalina, filha de artesãos e ceramista há mais de 20 anos no Vale do Jequitinhonha. Participação da Gerência de Patrimônio Cultural Imaterial na mediação da discussão e sobre o Artesanato em Barro do Jequitinhonha como patrimônio imaterial de Minas.

Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais desde 2018 pelo IEPHA-MG, o artesanato em barro do Vale do Jequitinhonha é uma importante referência cultural de Minas Gerais. O processo de produção artesanal das peças é manual, e as artesãs têm o domínio de todas as etapas, desde a extração do barro até a construção dos fornos para queima, esta edição da Jornada Técnica se propõe a mostrar um pouco desse trabalho artesanal do Jequitinhonha.

A introdução temática ficará a cargo da gerente de Patrimônio Cultural Imaterial, Nicole Batista, e a mediação ficará a cargo da analista Steffane Santos. 

Convidadas dessa edição:

Convidada 1: “Sou Maria Lira Marques, nascida em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, no dia 13 de janeiro de 1945. Minha mãe se chamava Odília, era lavadeira, e meu pai, Tarcísio, era sapateiro. Meu interesse pelo barro vem desde a infância, por volta dos cinco anos de idade, ao observar minha mãe fazer pequenos presépios todo ano, na época do Natal, para presentear os vizinhos. Aos poucos, fui me sentindo mais tranquila e confiante, mas nunca abandonei o barro completamente pois, uso pigmentos de terra nas minhas pinturas, às quais dou o nome de Meus Bichos do Sertão.”

Convidada 2: “Sou Ducarmo Barbosa, artesã da cidade de Turmalina, filha de artesãos. Faço artesanato há mais de 20 anos, especializada em cerâmica. Aprendi a arte com minha saudosa tia Rosa e, ao longo dos anos, tenho me dedicado a aperfeiçoar minhas habilidades. Atualmente, faço parte de uma associação de artesãos da minha comunidade e sou coordenadora da Rede de Artesanato do Vale do Jequitinhonha. Adoro compartilhar meus conhecimentos com outras pessoas. Minha filha também é artesã, e me orgulho muito de ter repassado para ela tudo o que sei. Sou apaixonada pelas cores do barro, que são uma infinidade.”

Sobre as Jornadas Técnicas

As Jornadas Técnicas são promovidas pela Diretoria de Promoção do IEPHA-MG, visam fomentar o diálogo entre pesquisadores, especialistas, detentores e profissionais atuantes no campo do patrimônio cultural. A iniciativa corrobora com os princípios da instituição de promover e estabelecer intercâmbios entre os vários agentes e a sociedade como um todo. Dessa forma, a ação se configura como um importante canal de interlocução e troca de experiências em torno da área do conhecimento.

Serviço:

3ª Jornada Técnica - Mulheres e a Arte em Barro do Vale do Jequitinhonha

Data: 30/04/2025 – quarta-feira

Horário: 10h às 12h

Local: Canal do IEPHA-MG no Youtube, Assista Aqui

Inscrições: www.sympla.com.br, clique aqui.