O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG) irá realizar um importante seminário formativo sobre técnicas construtivas voltadas para bens culturais protegidos do estado de Minas Gerais e as ações de conservação diante das mudanças climáticas que afetam patrimônios históricos. O seminário acontece dia 23 de abril, das 9h às 16h, no auditório da sede do IEPHA-MG.
A capacitação integra as ações do Grupo de Trabalho para Preservação Sustentável do Patrimônio Cultural em face das Mudanças Climáticas, instituído pela Portaria IEPHA nº 12/2025, e pretende preparar os técnicos para uma conscientização sobre a fragilidade dos monumentos frente ao seu tempo de existência e aos agentes agressivos, tanto de origem humana quanto climática. Essa preparação dos profissionais do patrimônio cultural requer uma mudança profunda e urgente nos conceitos e nas avaliações das intervenções em todo o conjunto estrutural das edificações históricas, que se encontram, em sua maioria, em avançado estado de degradação.
Diante do crescimento e da expansão urbana, caracterizados nas últimas décadas por um ritmo particularmente acelerado em áreas originalmente rurais, têm desafiado os técnicos do IEPHA-MG quanto à preservação do patrimônio edificado. A coexistência entre o moderno e o antigo é totalmente possível, desde que orientada por princípios de preservação e conservação das técnicas construtivas e suas compatibilidades, evitando-se a espetacularização arquitetônica, muitas vezes associada apenas a interesses econômicos e privados.
Na ocasião os servidores(as) poderão compreender as técnicas e os materiais construtivos utilizados nos séculos XVII e XVIII, bem como saber identificar os elementos remanescentes e as anomalias que afetam esses monumentos. Esse trabalho deve ser conduzido pelos técnicos que vão à campo em diálogo com a comunidade e com os responsáveis pela guarda dos bens, assegurando sua subsistência até que uma intervenção completa se torne viável.
Ações formativas do corpo técnico do Instituto fortalecem e aprimoram a sua atuação para que haja consonância entre as metodologias tradicionais e as particularidades dos materiais e técnicas atuais, tanto sob os aspectos culturais e educativos quanto sob os pontos de vista socioeconômico e climático.
Palestrantes:
Fernando de Castro – Arquiteto-engenheiro do IEPHA-MG, Diretoria de Conservação e Restauro
Ellen Fernandes – Restauradora, Gerência de Elementos Artísticos, Diretoria de Conservação e Restauro
Patrícia Nunes – Arquiteta, Gerente de Monitoramento e Avaliação, Diretoria de Conservação e Restauro
Carol Ministério – Historiadora e educadora, Gerente de Difusão e Educação para o Patrimônio Cultural, Diretoria de Promoção
Convidados:
Paulo José Narciso – Ex-servidor do IEPHA, Profissional técnico do sistema construtivo tradicional
Rogério Narciso Júnior – Profissional técnico do sistema construtivo tradicional
Aleixo Thomas – Ex-servidor do IEPHA, Profissional técnico do sistema construtivo tradicional
Programação:
Manhã
1. Abertura: A importância do monitoramento para a preservação do patrimônio mineiro: IEPHA na Estrada com Patrícia Nunes e Carol Ministério – 9h;
2. Patrimônio Mineiro Edificado: Materiais e Técnicas Tradicionais com Fernando Castro – 9h40min.
3. Diagnóstico e Mapeamento de Riscos no Patrimônio com Fernando Castro, Ellen Alves, Paulo José Narciso, Rogério Narciso Júnior e Aleixo Thomaz de Aquino – 10h10min.
4. Estudo de Caso – 11h
•Resumo e imagem do conjunto estrutural "Gaiola" (séc. XVII, XVIII e XIX)
Com Fernando Castro, Paulo José Narciso, Rogério Narciso Júnior e Aleixo Thomaz de Aquino
Intervalo para Almoço – 12h
Tarde
5. Oficinas Práticas – 13h30min.
• Amarração de pau a pique
• Produção de adobe
Com Fernando, Ellen Alves, Paulo José Narciso e Rogério Narciso Júnior – Educativo APPA
6. Intervalo – 16h30min.
7. Encerramento e Entrega de Certificados de Participação – 17h
• Reflexões finais e encaminhamentos
• Agradecimentos e conclusão
Informações:
Seminário sobre Técnicas Construtivas do Patrimônio Mineiro e Conservação Frente às Emergências Climáticas
• Data: 23/04/2025
• Horário: 8h às 17h (carga horária: 8h)
• Local: Auditório IEPHA-MG, 3º andar