Afromineiridade: Arte, Cultura e Fé em Movimento

A SECULT-MG, por meio do IEPHA-MG, percorre entre os dias 27/11 e 04/12, com ações do Programa Afromineiridades nos municípios de Uberlândia, Tupaciguara, Paracatu, Divinópolis e Campina Verde, em que ocorrerão reuniões de trabalho em parceria com a Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade da SECULT-MG, prefeitura de Uberlândia para tratar da proposta do Centro de Referência das Afromineiridades, com as instruções de elaboração do plano museológico para Terreiros e Casas de Matriz Afrorreligiosas e mobilização da comunidade detentora para as ações de identificação e pesquisa em andamento no IEPHA/MG.

CAMINHOS DA AFROMINEIRIDADE

Minas Gerais, berço de uma rica diversidade cultural, lança o Programa Afromineiridade: Arte, Cultura e Fé em Movimento, uma iniciativa pioneira do Governo de Minas Gerais, por meio do Iepha-MG, que reconhece, celebra e protege as expressões culturais de matriz africana no estado. Em 2024, as congadas e reinados foram oficialmente reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais, marcando um importante passo na valorização da identidade afromineira.

O programa tem como pilares a cultura, a fé e a arte, que se manifestam de forma vibrante nas celebrações das congadas e reinados. Essas tradições, que misturam elementos da religiosidade católica e dos cultos africanos, carregam séculos de história e resistência, simbolizando a força e a criatividade das comunidades negras.

Com o Programa Afromineiridade, o governo busca não apenas preservar esses bens culturais, mas também ampliar o conhecimento e o respeito pela contribuição da cultura afro à formação da mineiridade. O programa promove uma série de ações, como eventos culturais, exposições interpretativas, debates e interações com lideranças e comunidades quilombolas e de terreiro.

Além disso, o programa incentiva a salvaguarda das práticas e manifestações tradicionais, reforçando a conexão com as comunidades. Essas ações integram o Projeto Afromineiridades, que propõe um olhar aprofundado sobre as culturas afrodescendentes em Minas Gerais, fortalecendo a compreensão do patrimônio cultural afromineiro.

Para o secretário de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, “a valorização das congadas e reinados vai além de um reconhecimento oficial; trata-se de um compromisso com as gerações passadas, presentes e futuras. Minas Gerais honra suas raízes africanas ao promover o diálogo, a inclusão e o respeito por essas tradições que enriquecem a nossa identidade.”

Minas Gerais honra suas raízes africanas ao promover o diálogo, a inclusão e o respeito por essas tradições que enriquecem a nossa identidade. Secretário Leônidas

Com destaque especial para a tríade que define essas celebrações — arte, cultura e fé — o Programa Afromineiridade consolida Minas Gerais como referência nacional na valorização da herança africana, transformando essas tradições em pontes para o futuro. O estado reafirma seu compromisso com a diversidade e a preservação da memória cultural, resgatando e enaltecendo o protagonismo das comunidades negras em sua história.

O programa tem impacto direto na educação, cultura e turismo do estado, sendo um motor de transformação social e fortalecimento das políticas públicas culturais. Mais do que salvaguardar bens imateriais, o Afromineiridade revela o orgulho de Minas em ser terra de resistência, ancestralidade e criatividade.

Em Paracatu, o IEPHA-MG retorna para duas importantes devolutivas, a do Fórum de Escuta com Povos de Terreiro e a do Inventário Cultural Participativo do quilombo Família dos Amaros, ambas realizadas em 2023. Para fechar a programação, acontecerá mais um Fórum de Escuta com Povos de Terreiro de Divinópolis e região, no dia 04/12, no campus da UEMG.

Acompanhe a agenda e participe!

Ação de Devolutiva do Fórum de Escuta com Povos de Terreiros e do Inventário Cultural Participativo do Quilombo dos Amaros

Data: 27/11/2024 – quarta-feira

Horário: 17h (Devolutiva do Fórum)

               18h (Devolutiva do Inventário do Quilombo dos Amaros)

Local: Casa Paracatu – Rua Américo Macedo, 19, perto da Igreja do Rosário, Paracatu-MG

 

Centro de Referência das Afromineiridades - Instruções de elaboração do plano museológico para Terreiros e Casas de Matriz Afrorreligiosas em Minas Gerais

Data: 30/11/2024 - sábado

Horário: 10:00 às 12:00 horas

Local: Cineteatro Nininha Rocha, Praça Prof. Jacy de Assis, s/n, Centro – Uberlândia-MG

 

Centro de Referência das Afromineiridades - Instruções de elaboração do plano museológico para Terreiros e Casas de Matriz Afrorreligiosas em Minas Gerais

Data: 1º/12/2024 - domingo

Horário: 14h às 17h

Local: Centro de comercialização da Agricultura Familiar, Rua 30, nº 1236, Campina Verde-MG

 

Fórum de Escuta com Povos de Terreiro

Encontro de Saberes 2024 da UEMG

Data: 04/12/2024

Horário: 15h às 17h

Local: UEMG, unidade Divinópolis, Bloco 05, sala 502 – Divinópolis - MG

 

Contato: imprensa@iepha.mg.gov.br