O Governo de Minas, por meio da SECULT-MG e o IEPHA-MG, lamenta com profundo pesar o falecimento de Ivo Porto de Menezes, um dos primeiros colaboradores do IEPHA-MG e pioneiro na preservação do patrimônio cultural mineiro. Professor Ivo foi um dos pesquisadores com maior trajetória profissional na área do patrimônio cultural em atividade em Minas Gerais, também atuou a partir dos anos de 1950 no IPHAN, em Ouro Preto. O professor Ivo era muito próximo do Secretário de Governo de Rondon Pacheco, Abílio Machado Filho, acompanhou de perto o ato que criou o IEPHA-MG. Na década de 1970, foi um dos primeiros colaboradores do IEPHA-MG e assumiu a direção do Arquivo Público Mineiro. Foi professor emérito da Escola de Arquitetura da UFMG e associado efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.

Um dos seus trabalhos de maior repercussão foi a pesquisa sobre as fazendas mineiras. Nos últimos anos, dedicou-se à preservação do patrimônio sacro, com pesquisa voltada para a identificação da participação de Antônio Francisco Lisboa no retábulo do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté. Recentemente lançou duas publicações de sua autoria, uma sobre Antônio Francisco Lisboa e outra sobre o órgão Arp Schnitger, da Catedral da Sé de Mariana.

O IEPHA-MG solidariza-se com seus familiares e amigos pela perda de uma dos importantes anfitriões do Patrimônio Cultural Mineiro.