As Jornadas Técnicas, é uma iniciativa do Governo de Minas por meio da Secult-MG e realizada pelo Iepha-MG através da Diretoria de Promoção fomenta o diálogo com especialistas e profissionais atuantes no campo do conhecimento da preservação das referências culturais e do patrimônio cultural. A iniciativa vai ao encontro com as ações da instituição de promover e estabelecer intercâmbios entre os vários agentes e a sociedade como um todo. Dessa forma, a Jornada se configura como um importante canal de interlocução e troca de experiências em torno do patrimônio cultural e áreas correlatas.
A mediação da Jornada ficará a cargo da Gerente de Difusão e Educação para o Patrimônio Cultural, Ana Carolina Ministério, que convida Makota Janete, do Quilombo pena Branca, município de São Francisco e vai abordar sobre o sincretismo religioso e a Feitura do Cordão de São Francisco que é confeccionado nas sexta-feira Santa e Gabriela Rangel, diretora da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), artista-plástica e professora de Arte e Restauro da FAOP, que vai trazer um pouco sobre o simbolismo e tradições dos tapetes devocionais que são tradições em vários municípios do interior do estado de Minas Gerais e relatar sobre as ações de salvaguarda dos modos de fazer os tapetes durante as festividades religiosas da Semana Santa.
Esta primeira edição de 2024 em formato virtual, terá inscrições e emissão de certificados pelo Sympla.
Link Sympla: 1ª Jornada Técnica - Edição 2024 - Diversidade das tradições na Semana Santa em Minas Gerais - online - Sympla
Link Youtube: 1ª Jornada Técnica - Edição 2024 (youtube.com)