O II Fórum Mineiro de Reinados e Congados acontecerá nos dias 28 e 29 de outubro, no auditório do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa e será transmitido virtualmente nos canais de comunicação do Fórum.
A programação no dia 28 de outubro, sábado, terá início às 8h da manhã , com a apresentação da Banda de Congo Nossa Senhora do Rosário de Paula Cândido, às 8h30 iniciará a Mesa de Abertura com presença Mestres e Mestras e representações de entidades da sociedade civil e governamentais ligadas à cultura reinadeira e congadeira, tais como Centro de Tradições do Rosário, Rede Mineira de Pontos de Cultura, Conselho Estadual e Conselho Nacional de Política Cultural, Secretaria Municipal e Estadual de Cultura e Turismo, Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, Comissão de Cultura da ALMG, Ministério da Cultura, entre outras entidades.
No período da tarde teremos a realização de duas oficinas, às 14h iniciará a oficina “Mulheres do Rosário”, que contará com a presença três Mestras referência na cultura reinadeira. Rainha Belinha, Capitã Pedrina e Mestra Chiquita, a oficina abordará questões de gênero, tradições, relações políticas e desafios para os reinados e congados em Minas Gerais. Ainda no período da tarde, às 16h acontecerá a segunda oficina “Acesso à Política Cultura Viva para Reinados e Congados”, ministrada Tião Soares, Diretor de Promoção das Culturas Populares do Ministério da Cultura. A oficina abordará o acesso à certificação de Pontos de Cultura para grupos, coletivos e associações de Reinados e Congados.
No dia 29 de outubro, domingo, às 8h30 iniciará com a Plenária para elaboração das Cartas do Fórum de 2023, por meio de metodologia participativa serão redigidas e aprovadas em plenária 10 cartas, direcionadas às entidades e órgãos públicos ligados à cultura e ao patrimônio cultural, tais como MINC, IPHAN, IEPHA, ALMG, MEC, Congresso Nacional, Rede Estadual de Gestores de Cultura de Minas Gerais, entre outros.
O evento disponibilizará hospedagem e alimentação para membros de grupos de reinado e congado que realizarem as inscrições via formulário, já disponível. O custeio da realização do II Fórum Mineiro de Reinados e Congados é por meio de Emenda Parlamentar do Deputado Estadual Betão, direcionada à Banda de Congo Nossa Senhora do Rosário de Paula Cândido. O evento também conta com o apoio da Universidade Federal de Viçosa, Iepha-MG, Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais e Ministério da Cultura, além do apoio institucional de guardas e reinados e congado e entidades públicas e privadas ligadas à cultura. Em breve serão lançadas as inscrições para participação do Fórum para quem não precisará de hospedagem fornecida pelo evento.
A primeira edição do Fórum foi realizada exclusivamente de modo virtual nos dias 21 e 22 de janeiro de 2022. O evento contou com a participação de mais de 400 detentores, sendo a maior parte, membros, capitãs e capitães de grupos de reinado de todas as regiões do estado de Minas Gerais, além de agentes públicos e privados ligados à cultura e patrimônio cultural.
Após o evento foi realizada a plenária de aprovação das Cartas do Fórum e Coordenadores dos Grupos de Trabalho das Cartas, onde foram realizadas uma série de agendas com entes públicos a fim de viabilizar demandas apresentadas pelos reinados e congados. O fórum também seguiu em constante mobilização com os membros realizando reuniões e “lives” para auxiliar na formulação de políticas e acesso aos recursos públicos.
O Segundo Fórum Mineiro de Reinados e Congados é uma realização da Banda de Congo Nossa Senhora do Rosário de Paula Cândido, Instituto Alvorecer Cultural e conta com a organização de Lumiar Fazeres Culturais.
Redes Sociais:
Instagram - https://www.instagram.com/fmreinadosecongados/
Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCYQpEOOYM_Bj205ZEbQn8tQ
Coordenação de Comunicação:
Daniella Soares - Telefone: 32 99909-0727
e-mail: fmreinadosecongados@gmail.com