Para aproveitar as festividades de fim de ano, uma boa opção turística e cultural é conhecer os mais diversos presépios e lapinhas montados este ano em várias cidades de todo o estado. O Iepha-MG consolidou por meio de um cadastro diversos presépios feitos pelas comunidades locais, seja em casas, espaços públicos, igrejas, capelas, lapinhas e que estarão abertos para receber visitação até o dia de Reis, que acontece todo início de ano no dia 06 de janeiro.
A 7ª edição do Guia On-Line do Circuito de Presépios e Lapinhas de Minas Gerais obteve recorde de adesão ao Cadastro de Presépios e Lapinhas. O guia de visitação possui mais de 700 presépios, distribuídos por 410 municípios. Acesse e baixe o guia clicando aqui.
Os municípios com maior adesão foram Carmo do Cajuru com 111 presépios e Santa Luzia com um roteiro de 35 presépios montados em espaços públicos e privados. Completando as quatro cidades com maior número de presépios cadastrados no circuito estão os municípios de São Francisco com 25 e Bueno Brandão com 15.
Muitos municípios cadastraram presépios localizados em praças, igrejas, comunidades tradicionais, povoados rurais, casas de culturas, dentre outros lugares, para a visitação de moradores e turistas. Outros montaram presépios e lapinhas em espaços de eventos como é o caso da exposição Presépios Criativos, de Bueno Brandão, a Exposição de Presépios - Natal da Mineiridade, de Martinho Campos, a II Exposição de Presépio de Nova Resende e a Exposição “O Barro Por Muitas Mãos”, de Uberaba. Aqueles denominados “lapinhas” estão localizados na região Norte de Minas, com forte presença em Buritizeiro, Urucuia e Varzelândia, onde grupos de Folias cantam em devoção aos Santos Reis.
Em sua 7ª edição, o guia é uma ação de promoção da salvaguarda das Folias de Minas, reconhecidas desde 2017 como patrimônio cultural de natureza imaterial de Minas Gerais.
Tradição e celebração
Tradicionalmente, os presépios recebem visitas até 6 de janeiro, data em que se comemora o dia de Santos Reis. As folias se tornaram uma tradição expressiva no Brasil e, especialmente em Minas Gerais, onde a celebração encontrou terreno fértil, fincando raízes em todo o estado, e se perpetuando ao longo dos séculos. O Iepha-MG mapeou, com a ajuda das prefeituras municipais, mais de 1.800 grupos em atividade no estado.
Serviço: Guia On-Line do Circuito de Presépios e Lapinhas de Minas Gerais 2022
Onde (clique no link para fazer o download do Guia): 7ª edição do Guia Online do Circuito de Presépios e Lapinhas
Quando: até 06 de janeiro de 2023
Para mais informações entrar em contato com:
Gerência de Patrimônio Cultural Imaterial do Iepha/MG
E-mail: imaterial@iepha.mg.gov.br
Telefone: (31) 3235-2880