O guia online reúne tradição de 302 municípios mineiros, e a visitação vai até 6 de janeiro, Dia de Reis.

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) já disponibilizou em seu site — iepha.mg.gov.br — o guia online de Presépios e Lapinhas de Minas Gerais em 2021 (clique no link e faça download do guia). Ao todo, são 504 presépios residenciais e comunitários de 302 municípios de todas as regiões do estado cadastrados que integram o roteiro.

 

Esse ano, Carmo do Cajuru destaca-se com o maior número de presépios no Circuito. A cidade, que fica na região central do estado, tem  56 locais cadastrados para visitação. Em seguida, com 47 presépios, aparece Serranos, no Sul de Minas. Logo após, com respectivos 13 roteiros cadastrados estão a cidade de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte e Medina, no Vale do Jequitinhonha. Completando as cinco cidades com maior número de presépios cadastrados no circuito, o município de São Francisco, no norte do estado, com 11 presépios no circuito.

Além do roteiro de visitação, o Iepha-MG apresenta como novidade a disponibilização de práticas de mediação para serem realizadas com os visitantes dos presépios e lapinhas. A oferta de roteiros mediados é uma ação educativa que visa promover os detentores como mediadores dos saberes que tornam a tradição um patrimônio cultural vivo do povo mineiro. Seu objetivo é enriquecer a experiência do público durante as visitas na interação com os fazedores. Clique aqui para fazer download do guia de mediação.

A iniciativa, que chega à sua sexta edição, é uma ação de salvaguarda das Folias de Minas, reconhecidas desde 2017 como patrimônio cultural de natureza imaterial de Minas Gerais.

A divulgação dos presépios é uma ação muito importante para valorizar essa prática e também salvaguarda as diversas folias espalhadas por todo o estado. Luis Mundim, Diretor de Promoção

Tradição 

Em Minas Gerais, a tradição dos presépios está presente desde o século 18, com muitos deles montados nos chamados oratórios-lapinhas, encontrados nas regiões de Santa Luzia e Sabará. 

 

A ação entra de forma especial na programação dos 50 anos do Iepha e conta com a participação dos municípios mineiros na divulgação, como reforça o diretor de  Promoção do Instituto, Luis Mundim. “A divulgação dos presépios é uma ação muito importante para valorizar essa prática e também salvaguarda as diversas folias espalhadas por todo o estado”, destaca Mundim. 

Acesse o guia online do Circuito de Presépios e Lapinhas de Minas Gerais 2021, clicando aqui.