Evento abordou temas importantes relacionados ao programa ICMS Patrimônio Cultural

Gestores municipais de diversas regiões do estado participaram da 6ª Rodada Virtual do Patrimônio Cultural realizada nesta quinta-feira (10/6). Promovido pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), o encontro foi transmitido pelo canal da instituição no Youtube e teve a duração de duas horas. 

 

O evento contou com a participação do presidente do Iepha-MG, Felipe Cardoso Vale Pires, que ressaltou a importância dos encontros virtuais promovidos pelo Instituto. Para ele, a Rodada Virtual estabelece um novo canal de comunicação com os municípios, e aproxima os gestores públicos com a instituição. “A transmissão on-line é um novo mecanismo que já é utilizado em outras instituições. Devido ao atual contexto, este canal foi reforçado e nos trouxe a vantagem de nos aproximar mais. Dessa forma, nos apropriamos desse meio que hoje já atinge cerca de 400 municípios por encontro, além de aproximadamente duas mil visualizações em cada vídeo disponibilizado. Um alcance muito maior que democratiza e torna o Iepha mais acessível aos municípios”, destacou Felipe. 

 

O encontro foi conduzido pela gerente de Articulação com Municípios, Camila Morais, e pelo diretor de Promoção, Luis Molinari Mundim, que falaram sobre o Quadro de Gestão do Programa ICMS Patrimônio Cultural, que contempla Políticas Públicas Patrimoniais locais e as atividades do Setor de Patrimônio e o de Investimentos em Bens Culturais Protegidos e Educação Patrimonial com recursos do Fundo Municipal de Cultura. 

 

Durante a Rodada também foram informadas as datas para publicação da pontuação provisória do exercício 2022 e sua fase de recursos. No dia 20 de junho de 2021 será divulgada no site do Iepha-MG (www.iepha.mg.gov.br) a pontuação provisória do ano 2020, e os municípios podem recorrer das análises até 30 de junho. As orientações de como proceder na fase de recurso serão encaminhadas por email aos gestores municipais. 

 

O material usado durante a apresentação está disponível no site do Iepha-MG.