Em cerimônia on-line ocorrida hoje, dia 21 de maio de 2021, foi realizada a entrega da premiação das 10 práticas vencedoras do 2º Prêmio BNDES de Sistemas Agrícolas Tradicionais em 2020. O prêmio reconhece boas práticas na área da agricultura sustentável para sistemas selecionadas em várias regiões brasileiras, além de promover a valorização da biodiversidade.
O Sistema Agrícola Tradicional feito pelas comunidades de apanhadores de Flores Sempre-vivas, localizadas na região da Serra do Espinhaço Meridional, em Minas Gerais, foi o 3º colocado, com a candidatura ao programa Sistemas Importantes do Patrimônio Agrícola Mundial da FAO/ONU como estratégia de reconhecimento. A ação dos apanhadores foi apresentada por um dos seus parceiros, o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA-NM).
O 2º lugar foi para a Rede de Bancos Comunitários de Sementes da Paixão do Território da Borborema, na Paraíba. E o 1º lugar foi entregue ao projeto Casa de Frutas de Santa Isabel do Rio Negro, executada pelos detentores do Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro, localizado no estado do Amazonas, reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil pelo Iphan.
O Iepha/MG parabeniza as comunidades apanhadoras, a Comissão em Defesa dos Direitos das Comunidades Extrativistas - Codecex e o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA-NM) pela conquista.