É com muito pesar que o Instituto Estadual do Patrimônio do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) recebeu a notícia do falecimento,nesta terça-feira (09/03/2021) do servidor do Instituto, Walter Aparecido Florêncio, e de Cleusa da Conceição Batista Braz, pastorinha da cidade de Santa Luzia.

Servidor ativo e de atuação dedicada na defesa do patrimônio cultural, Walter Aparecido Florêncio terá sua passagem entre nós sempre lembrada pelos colegas e amigos que fez nessa Instituição. Nossa saudade e reconhecimento pelo convívio de trabalho e pela amizade compartilhada.

Na cidade de Santa Luzia, faleceu aos 74 anos, a pastorinha Cleusa da Conceição Batista Braz. Ativa agente cultural da cidade, reviveu durante mais de 65 anos a personagem “Cigana do Egito”, do tradicional grupo de Pastorinhas que anima as festas do período natalino. Em 2017, durante o processo de registro das Folias como patrimônio cultural mineiro, Cleusa foi personagem das entrevistas que noticiaram a proteção do bem cultural. Em 2019, comandou o ressurgimento do grupo cultural, após mais de 20 anos de interrupção.

O Iepha-MG solidariza-se com os familiares e amigos de Walter e Cleusa, ressaltando a contribuição de ambos na preservação do patrimônio cultural mineiro.

Walter

Foto: Acervo Iepha-MG - Walter Florêncio - in memorian

Pastorinha Cleusa Marcos Ikeda

Foto: Marcos Ikeda - Cleusa Braz - in memorian