Nota Técnica Vapor Benjamim Guimarães - Período 15/12/2020 a 15/02/2021

OBRA DE RESTAURAÇÃO DO VAPOR BENJAMIM GUIMARÃES

PERÍODO: 15/12/2020 a 15/02/2021

A empresa Indústria Naval Catarinense, responsável pela obra de intervenção na embarcação, realizou, entre os dias 15/12/2020 a 15/02/2021, os seguintes serviços:

Limpeza dos porões da embarcação, substituição da estrutura do casco nos tanques de colisão à ré e nos porões nº 10 e 11, estando em andamento a remoção de parte dos costados e da demais estrutura do casco para substituição.

Estão sendo executados os serviços de recuperação de todo o maquinário, tendo já sido feitas a desmontagem, limpeza, lubrificação, substituição de peças deterioradas e remontagem dos pistões a vapor, além de desmontagem e limpeza dos demais elementos do sistema a vapor.

Foi feita inspeção no sistema de caldeira, para averiguação do seu estado de conservação e definição dos serviços necessários para sua recuperação.

As redes hidrossanitária e elétrica de toda a embarcação foram removidas para substituição e adequação à legislação vigente.

Os estrados e parte da manta de impermeabilização do 3º convés foram retirados para execução dos serviços de recuperação da estrutura e do piso em madeira.

No 3º convés está sendo recuperada toda a estrutura em madeira, pisos, divisórias e coberturas dos camarotes da tripulação e da cabine de comando, estando a cabine de comando em fase de pintura. Uma das escadas de acesso do 2º para o 3º convés e uma das escadas de acesso ao “bambuzinho” foram removidas para recuperação e substituição de peças deterioradas. As portas e janelas em madeira a serem substituídas foram retiradas, estando sendo confeccionadas novas peças com as mesmas características das originais para instalação posterior.