NOTA TÉCNICA IEPHA-MG

OBRA DE RESTAURAÇÃO DO VAPOR BENJAMIM GUIMARÃES

PERÍODO: 30/11/2020 a 15/12/2020

A empresa Indústria Naval Catarinense, responsável pela intervenção na embarcação, realizou, entre os dias 30/11 e 15/12/2020, a inspeção para análise da espessura das chapas de aço do casco, inspeção da caldeira e da fornalha, levantamento técnico dos eixos dos lemes e a vistoria para verificação das exigências das normas regentes da Marinha.

Além das inspeções e testes, foram executados os seguintes serviços: nivelamento da embarcação, retirada do sino e do farol, desmontagem das peças a serem substituídas da bomba a vapor, desmontagem do cabrestante, retirada do mastro da bandeira, limpeza e lubrificação da máquina principal para evitar corrosão e a retirada das chapas e perfis estruturais do casco para substituição.

Para melhor acompanhamento dos trabalhos, compartilhamos fotos produzidas pelo engenheiro responsável pela obra, durante as etapas descritas nesta nota técnica.

A obra de restauração está sob responsabilidade do Iepha-MG, por meio de contratação da empresa Indústria Naval Catarinense Ltda., com acompanhamento da Delegacia Fluvial de Pirapora-Marinha do Brasil e da Prefeitura Municipal de Pirapora, proprietária da embarcação.

Os serviços incluem a substituição quase total da estrutura do casco, a recuperação das estruturas em madeira, incluindo pisos, divisórias, esquadrias e escadas, a recuperação do sistema de governo, telégrafo e das máquinas alternativas de propulsão; a execução de novas instalações elétricas, hidrossanitárias e de prevenção e combate a incêndio e pânico em conformidade com a legislação vigente.