Além do guia online, redes sociais do Instituto irão divulgar fotos dos presépios

Já está disponível aqui o cadastro do Circuito de Presépios e Lapinhas de Minas Gerais 2020. Este ano, em função da pandemia causada pela covid-19, quem for visitar os presépios montados nas casas e nos espaços públicos deverá respeitar as restrições do distanciamento social. Além disso, para evitar aglomerações, os presépios cadastrados poderão ser acompanhados virtualmente por meio de fotos divulgadas no site e nas redes sociais do instituto. Para participar do roteiro de visitação, os municípios devem cadastrar os presépios até o dia 22 de dezembro. 

Um guia on-line será disponibilizado no site do Iepha. Tradicionalmente, os presépios recebem visitas até 6 de janeiro, data em que se comemora o dia de Santos Reis.

Os municípios que cadastrarem seus presépios pontuam no Programa ICMS Patrimônio Cultural. A iniciativa é uma ação de salvaguarda das Folias de Minas, reconhecidas como patrimônio cultural de Minas Gerais.  

Presépios no Circuito Liberdade

Durante o período natalino, cada espaço cultural do Circuito Liberdade receberá um presépio do tradicional concurso da Fundação de Artes de Ouro Preto (Faop). Os presépios poderão ser visitados a partir do dia 2/12, e os visitantes deverão seguir normas de distanciamento social para que não haja aglomerações nos equipamentos. 

Tradição e celebração

As folias se tornaram uma tradição expressiva no Brasil e, especialmente em Minas Gerais, onde a celebração encontrou terreno fértil, fincando raízes em todo o estado, e se perpetuando ao longo dos séculos. O Iepha/MG mapeou, com a ajuda das prefeituras municipais, mais de 1.800 grupos em atividade no estado.

A visitação dos presépios é um dos ritos mais significativos nos giros realizados pelas Folias de Minas, que foram reconhecidas como patrimônio cultural do estado em 06 de janeiro de 2017.

CLIQUE AQUI E CADASTRE SEU PRESÉPIO