NOTA TÉCNICA IEPHA-MG

OBRA DE RESTAURAÇÃO DO VAPOR BENJAMIM GUIMARÃES

PERÍODO: 14/11/2020 a 22/11/2020

A empresa Indústria Naval Catarinense, responsável pela intervenção na embarcação, realizou, entre os dias 14 e 22/11/2020, as desmontagens da roda de pá, dos lemes e das áreas danificadas das cabines do comando no convés superior. Neste período, também foram retirados os estrados da área de comando, além de limpeza do porão, retirada de entulho e hidrojateamento do casco.

Participaram desta etapa da obra onze profissionais, incluindo engenheiro naval, arquiteto, mecânico, eletricista, soldador, líder de montagem, dentre outros.

Para melhor acompanhamento dos trabalhos, compartilhamos fotos produzidas pelo engenheiro responsável pela obra , durante as etapas descritas nesta nota técnica.

A obra de restauração está sob responsabilidade do Iepha-MG, por meio  de contratação da empresa Indústria Naval Catarinense Ltda., com acompanhamento da Delegacia Fluvial de Pirapora-Marinha do Brasil e da Prefeitura Municipal de Pirapora, proprietária da embarcação.

Os serviços incluem a substituição quase total da estrutura do casco, a recuperação das estruturas em madeira, incluindo pisos, divisórias, esquadrias e escadas, a recuperação do sistema de governo, telégrafo e das máquinas alternativas de propulsão; a execução de novas instalações elétricas, hidrossanitárias e de prevenção e combate a incêndio e pânico em conformidade com a legislação vigente.