Nota de esclarecimento: poda da gameleira nas Ruínas da Igreja do S. Bom Jesus do Matozinhos

As Ruínas da Igreja do Senhor Bom Jesus do Matozinhos, localizadas no distrito de Guaicuí, em Várzea da Palma, são protegidas por tombamento estadual desde o ano de 1985. Sua conservação inclui serviços de manutenção periódica e preventiva que visam minimizar o processo de deterioração dos materiais construtivos e prolongar a vida útil do bem cultural. Um dos serviços recomendados pelo Iepha-MG é a poda periódica da copa da gameleira desde o ano de 2008, como forma de controlar o crescimento da árvore e diminuir a sobrecarga excessiva sobre a alvenaria remanescente. O Iepha informa que não foi identificada solicitação de poda para a gameleira este ano de 2020. A última poda autorizada pelo Instituto foi em 2015.

O procedimento de poda pode ser realizado pela Prefeitura de Várzea da Palma, que também protegeu as Ruínas da Igreja do Senhor Bom Jesus do Matozinhos, por meio do tombamento, conforme Decreto Municipal nº 1.767, de abril de 1999.

O Iepha-MG esclarece que já solicitou à Prefeitura de Várzea da Palma esclarecimentos sobre os critérios utilizados para a realização da poda, e que uma vistoria será realizada no local para avaliar a intervenção feita e os possíveis danos caudados ao bem cultural.