Prefeituras de municípios com bens protegidos em Minas Gerais também receberam uma lista com recomendações e cuidados para o período festivo.

O patrimônio cultural em Minas Gerais é o foco da campanha realizada pelo Iepha-MG nas redes sociais durante o carnaval. O objetivo é sensibilizar os foliões durante as tradicionais festividades que acontecem em ruas, praças e espaços localizados em núcleos históricos ou em suas áreas de entorno, onde existem bens culturais protegidos.

Frases educativas e divertidas, como “Não se esqueça de mim... _ Neste carnaval, lembre-se sempre da importância de nosso patrimônio” e “Foi bom te ver outra vez... _ Quem protege vê para sempre!” serão divulgadas pelo Instituto durante o período da festividade. A expectativa é que as filipetas virtuais sejam compartilhadas pelos internautas em suas redes sociais e colaborem com a campanha.

Para Michele Arroyo, presidente do Iepha-MG, os núcleos urbanos reconhecidos como patrimônio cultural são lugares de referência de moradores e visitantes, locais de encontro, confraternização, que contam também com estruturas de lazer e comércio. “O carnaval tem se afirmado como uma das principais festas de rua em todo o estado de Minas Gerais, que atrai milhares de visitantes”, diz Michele. “A campanha do Iepha nas redes sociais tem o objetivo de promover o patrimônio cultural do estado, incentivando o carnaval e respeitando nosso acervo para que possa continuar sendo usufruído por todos”, enfatiza.

Para compartilhar a campanha nas redes sociais, basta buscar, nas redes Facebook e Instagram, por “iephamg”.

RECOMENDAÇÕES ÀS PREFEITURAS

Além da campanha das redes sociais, o Iepha enviou, para todas as prefeituras dos municípios que possuem bens culturais protegidos no estado de Minas Gerais, uma lista com recomendações e cuidados a serem observados durante o carnaval. O Instituto orienta, por exemplo, que a instalação de barracas, palcos, arquibancadas, caixas de som, telões e equipamentos em geral deve guardar distância dos bens culturais e da rede elétrica. Outra instrução é que os banheiros públicos devem ser instalados em locais adequados e afastados das fachadas dos imóveis e monumentos culturais. As Prefeituras devem orientar os trios elétricos e carros alegóricos para que não provoquem danos ao patrimônio cultural. Campanhas educativas também devem ser promovidas pelos agentes públicos durante as festividades.

CARNAVAL EM MINAS

Em Minas Gerais, as riquezas arquitetônicas e culturais encontradas nas praças, nas igrejas e nos casarões seculares atraem pessoas de todas as regiões, tornando o carnaval mineiro um dos mais tradicionais do Brasil. As festas contam com a participação de blocos, marchinhas e grupos regionais.