Circuito de Presépios e Lapinhas, promovido pelo Iepha-MG, chega a sua 4ª edição

Os municípios que desejam fazer parte do guia on-line têm até o dia 10 de dezembro para realizar o cadastro no site do Instituto.

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) lança em 2019 a quarta edição do Circuito de Presépios e Lapinhas de Minas Gerais. A iniciativa é uma ação de salvaguarda das Folias de Minas, reconhecidas como patrimônio cultural de Minas Gerais. O Iepha-MG, em parceria com os municípios, divulga um roteiro de visitação, apresentando os presépios que são montados nas casas e nos espaços públicos. Em de 2018, cerca de 200 presépios e lapinhas foram cadastrados, com a participação de 130 municípios.

Para participar do roteiro de visitação, os municípios devem cadastrar os presépios no site www.iepha.mg.gov.br até o dia 10 de dezembro. Os municípios que cadastrarem seus presépios pontuam no Programa ICMS Patrimônio Cultural.

Após o cadastramento, o guia on-line será disponibilizado no site do Iepha-MG. Tradicionalmente, os presépios recebem visitas até 6 de janeiro, data em que se comemora o dia de Santos Reis.

Tradição e celebração

As folias se tornaram uma tradição expressiva no Brasil e, especialmente em Minas Gerais, onde a celebração encontrou terreno fértil, fincando raízes em todo o estado, e se perpetuando ao longo dos séculos. O Iepha/MG mapeou, com a ajuda das prefeituras municipais, mais de 1.800 grupos em atividade no estado.

A visitação dos presépios é um dos ritos mais significativos nos giros realizados pelas Folias de Minas, que foram reconhecidas como patrimônio cultural do estado em 06 de janeiro de 2017.

CPresepios CatasAltasdaNoruega SidneiaMartinsPresépio de Catas Altas da Noruega. Foto: Sidneia Martins

CPresepios BuenoBrandao BrunoCatuzo 3Presépio de Bueno Brandão. Foto: Bruno Catuzo

Contatos para imprensa:

Assessoria de Comunicação (Iepha-MG)

Leandro Henrique Cardoso: (31)3235-2812

imprensa@iepha.mg.gov.br