Iepha-MG se reúne com foliões e gestores municipais no Vale do Rio Doce

Além da Rodada Regional do Patrimônio Cultural, Instituto promove Fórum Regional para Salvaguarda das Folias de Minas.

Equipes das diretorias de Promoção e de Proteção e Memória do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) participaram do 6º Encontro Nacional de Folias e Charolas de São Sebastião, realizado entre 13 e 15 de setembro, na cidade de Mutum, no Vale do Rio Doce mineiro. O evento reuniu foliões e gestores do patrimônio cultural de várias regiões do estado de Minas Gerais.

Integrada à programação, a 9ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural, promovida pelo Iepha-MG, aconteceu na sexta-feira, 13/9. Cerca de 60 representantes de 30 municípios participaram das atividades, que contaram com a presença dos gerentes de Difusão e Educação para o Patrimônio, Luzinete Assis de Jesus, de Articulação com os Municípios, Rodolfo Ataíde da Silva e de Patrimônio Cultural Imaterial, Débora Raíza Rocha.

 

Encontro com foliões

No sábado, 14/9, grupos de folias de 13 municípios se reuniram com a equipe da gerência de Patrimônio Cultural Imaterial, no Fórum Regional para Salvaguarda das Folias de Minas. O objetivo dessa atividade foi coletar demandas e proposições dos detentores para construir um Plano de Salvaguarda alinhado com as necessidades reais dos grupos, prevendo ações que perpassam eixos como a valorização, a transmissão dos saberes, a gestão participativa, o apoio e o fomento e a promoção e difusão.

Participaram do fórum cerca de 70 foliões e foliãs, de diferentes idades e municípios, bem como mestres, apoiadores e gestores locais. Com a mediação dos técnicos do Iepha, puderam identificar quais são as dificuldades encontradas e sugerir proposições para que possam dar continuidade à manifestação cultural.

Com essa iniciativa, o Iepha busca efetivar uma política de salvaguarda para as Folias de Minas territorialmente integrada que considere a diversidade de demandas, garanta a autonomia dos detentores e capacite agentes locais.

 

WhatsApp Image 2019 09 16 at 14.46.00 1

                                                   Foto: Léo Gomes